Negócios locais agradecem: WhatsApp libera pagamentos para pequenas empresas

Negócios locais agradecem: WhatsApp libera pagamentos para pequenas empresas

A partir desta terça-feira, 11 de abril, o WhatsApp lançou no Brasil uma funcionalidade que permite aos usuários efetuar pagamentos a pequenas empresas diretamente através do aplicativo.

A novidade, há muito aguardada, finalmente transforma o WhatsApp em uma plataforma completa de compra e venda, melhorando significativamente a experiência de consumidores e comerciantes. Afinal de contas, muita gente que já utilizava o aplicativo para negociar, precisava recorrer a outros meios de pagamento para finalizar a transação.

Leia também
WhatsApp Beta pro Android já tem recurso para usar mesma conta em 2 aparelhos
WhatsApp testa senha e biometria para bloquear conversas específicas

WhatsApp se torna uma ferramenta completa para compra e venda

Diversos negócios locais, como pizzarias, farmácias, mercados e lojas de roupas, já aceitam pedidos pelo WhatsApp. Com a possibilidade de também aceitar pagamentos pelo mensageiro, as lojas podem oferecer um atendimento mais personalizado. Sem falar na realização de transações sem as taxas cobradas por aplicativos como o iFood, por exemplo.

O recurso de pagamentos era o elemento faltante para que o aplicativo se tornasse uma ferramenta completa de compra e venda. Essa funcionalidade foi possível graças à autorização do Banco Central para a realização de transações financeiras via WhatsApp Pay, em março.

Mark Zuckerberg, CEO do Meta, empresa que controla o WhatsApp, divulgou oficialmente a chegada dessa novidade no Brasil.

Como funciona o recurso para clientes e lojas?

Para utilizar o pagamento pelo WhatsApp, os usuários precisam possuir um cartão de débito, crédito ou pré-pago emitido por uma das instituições parceiras. Dentre elas estão o Banco do Brasil, Banco Inter, Bradesco, BTG+, Caixa, Mercado Pago, Neon, Next, Nubank, Santander, Sicoob, Sicredi e Woop. O cadastro do cartão é realizado nas configurações do aplicativo, na opção Pagamentos.

Já as empresas interessadas devem usar o WhatsApp Business e vincular sua conta a um parceiro de pagamento compatível, como Cielo, Mercado Pago ou Rede. Após essa etapa, basta criar um pedido para receber o pagamento do cliente.

E com respeito à segurança? Segundo o WhatsApp, os números dos cartões cadastrados são criptografados e armazenados de forma segura. Para cada transação, o usuário deve informar um PIN (código personalizado) de pagamento. Não há cobrança de taxas por parte do WhatsApp para os usuários ou as empresas participantes. No entanto, taxas podem ser cobradas das empresas pelos parceiros de pagamento.

É DO BRASIL!

Por enquanto, a novidade está disponível apenas no Brasil. Além disso, a liberação está ocorrendo de forma gradual. Nesta fase inicial, somente algumas empresas têm acesso ao recurso.

O WhatsApp esclarece que o serviço de pagamentos é mantido pela plataforma Meta Pay. No entanto, todas as transações são processadas pelas instituições parceiras. Essa funcionalidade representa uma expansão das transações financeiras entre pessoas físicas no WhatsApp, que começaram a ser disponibilizadas em 2021.

E você, já utilizou a nova função de pagamento do WhatsApp para comprar em pequenas empresas locais? Você acha que a função de pagamentos no WhatsApp vai ser tão popular quanto o Pix? Compartilhe suas experiências nos comentários e participe da discussão.

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X