Compras pelo WhatsApp: Banco Central libera pagamento por cartão de crédito, débito e pré-pago

Compras pelo WhatsApp: Banco Central libera pagamento por cartão de crédito, débito e pré-pago

O Banco Central do Brasil autorizou o WhatsApp a disponibilizar o recurso de pagamentos por cartões de crédito, débito e pré-pago dentro do aplicativo. Com essa novidade, os usuários do serviço poderão realizar compras em estabelecimentos que aceitam as bandeiras Visa e Mastercard, através do recurso WhatsApp Pay.

Antes, somente transações entre pessoas físicas eram autorizadas pelo WhatsApp Pay. No entanto, agora a nova funcionalidade P2M (propósito de compra) foi liberada, permitindo que empresas também recebam pagamentos via WhatsApp.

Leia também
Usuários do WhatsApp Pay agora podem utilizar cartões de débito virtuais da Caixa
Como transferir dinheiro para seus contatos pelo WhatsApp

WhatsApp Pay começará a funcionar em 30 dias

A autoridade monetária esclareceu que a adesão de novas instituições interessadas em participar do WhatsApp Pay permanecerá aberta. Mas para isso, os novos participantes da ferramenta devem esperar um mês para começar a operar transações pelo mensageiro mais popular do Brasil. O prazo é necessário para preservar a concorrência no mercado de meios de pagamento.

Após a autorização do Banco Central, as bandeiras Visa e Mastercard poderão ser usadas para fazer compras pelo aplicativo de mensagens. Por exemplo, uma lanchonete pode fechar um pedido e cobrar o cliente pelo aplicativo, sem a necessidade de enviar uma chave Pix ou uma maquininha com um motoboy. O consumidor também não precisará sair do WhatsApp para o app do banco afim de enviar o comprovante. Ou seja, muito mais comodidade e praticidade.

Guilherme Horn, chefe da empresa na América Latina, afirmou que o recurso de “pagamento de pessoas para empresas via WhatsApp terá um grande impacto para todos, trazendo facilidade e simplicidade para os usuários, ao mesmo tempo em que ajudará as pequenas e médias empresas a aumentarem suas vendas”.

WhatsApp Pay torna os pagamentos online mais práticos

A medida foi anunciada pelo Banco Central no final da semana passada. É importante pontuar, no entanto, que a funcionalidade não está disponível de forma imediata para os usuários do WhatsApp.

O BC deseja que sejam respeitados os princípios regulatórios relacionados aos aspectos concorrenciais e de não discriminação. Por isso, a nova função só deve começar a operar de fato após ser comunicada a todos os parceiros do serviço com 30 dias de antecedência, no mínimo.

Com a liberação, os usuários estarão aptos a utilizarem o WhatsApp Pay para pagar por produtos e serviços dentro do aplicativo. Essa medida chega após o mensageiro enfrentar diversos impasses para poder implementar essa função, agora finalmente liberada.

A liberação do recurso de pagamentos pelo WhatsApp se torna uma opção ainda mais conveniente e segura para os consumidores realizarem suas compras e pagamentos. Com essa novidade, os usuários poderão efetuar as transações diretamente pelo aplicativo sem precisar sair de casa.

Além disso, não será necessário digitar seus dados pessoais em outras plataformas, tornando a experiência mais prática e segura. O WhatsApp se torna, portanto, uma opção mais completa e confiável para os consumidores que buscam praticidade e segurança em suas transações financeiras.

Fontes: Banco Central do Brasil via Agência Brasil

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X