Compartilhamento de arquivos: Google leva o Nearby Share aos PCs Windows

Compartilhamento de arquivos: Google leva o Nearby Share aos PCs Windows

Uma novidade promissora referente ao compartilhamento de arquivos entre dispositivos está chegando aos computadores Windows. O Google lançou a versão beta do Nearby Share, seu aplicativo de compartilhamento de arquivos inicialmente criado para dispositivos Android, como smartphones, tablets e Chromebooks.

Agora, os usuários de PCs Windows poderão aproveitar a facilidade e a velocidade do Nearby Share para trocar arquivos entre seus dispositivos móveis e computadores.

Leia também
Como ver os códigos de backup da verificação em duas etapas do Google
Como remover informações pessoais do Google

Nearby Share necessita de Bluetooth para funcionar

O Nearby Share foi lançado em 2020. Sua chegada ao Windows amplia o leque de compatibilidade do aplicativo. A versão beta está disponível para download no site oficial do Android (o utilitário ainda não está disponível na Microsoft Store).

No entanto, é importante salientar que para utilizá-lo é necessário que o computador possua suporte para conexão Bluetooth. Essa característica é comum em notebooks, mas pode não estar presente em computadores desktops. Placas-mãe com suporte a Bluetooth costumam ser mais caras.

A ferramenta é compatível com dispositivos móveis que possuam Android 6 ou superior, e com computadores rodando Windows 10 ou 11 na versão de 64 bits. No entanto, não é compatível com processadores que utilizam a arquitetura Arm. Como ainda está em fase beta, o Nearby Share pode apresentar algumas instabilidades. Porém, a expectativa é que ele facilite e agilize a transferência de arquivos entre PCs e dispositivos móveis.

Nearby Share rivaliza diretamente com o AirDrop

Ao disponibilizar o Nearby Share para usuários Windows, o Google ganha vantagem sobre o seu principal concorrente, o AirDrop da Apple. O AirDrop, que possui funcionalidades semelhantes, continua restrito ao ecossistema da Maçã, incluindo Macs, iPhones e iPads. A expansão do Nearby Share para outras plataformas coloca a gigante de Mountain View à frente da Apple nesse quesito.

Para fazer parte do programa beta e começar a usar o Nearby Share no seu computador Windows, basta acessar a página oficial do Google, clicar no botão “Get started” e fazer o download do arquivo de instalação. Em seguida, siga as instruções para instalar e configurar o aplicativo, definindo suas preferências de compartilhamento e visibilidade.

O processo é simples e rápido, permitindo que você comece a compartilhar arquivos entre seu smartphone Android e seu PC em questão de minutos. Através do aplicativo para Windows, é possível alterar as configurações de compartilhamento, como o nome do PC, o local de destino dos arquivos recebidos e a visibilidade do dispositivo para outros aparelhos próximos.

O Nearby Share chega para facilitar o compartilhamento de arquivos entre dispositivos e trazer mais praticidade para a vida de muitos usuários ao redor do mundo. Com certeza, é muito mais prático do que enviar um link do Google Drive ou usar serviços como o WeTransfer. Com o lançamento do beta para PCs Windows, o Google mostra que está atento às demandas de seus usuários e busca constantemente aprimorar suas ferramentas e tecnologias.

E aí, o que você achou dessa novidade? Já testou o Nearby Share no seu computador Windows? Compartilhe sua experiência conosco nos comentários abaixo!

Fonte: TechRadar

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X