Twitter convoca usuários para programa-piloto de combate às fake news

Twitter convoca usuários para programa-piloto de combate às fake news

O Twitter está recrutando colaboradores para seu programa-piloto de combate às fake news. A iniciativa, chamada de “Notas da Comunidade“, permite que os usuários da rede social adicionem notas úteis aos tweets que podem conter informações falsas ou propositalmente enganosas.

O objetivo é criar uma comunidade mais bem informada e disseminar informações precisas, corrigindo informações incorretas. A empresa de Elon Musk anunciou as vagas para o programa-piloto na última quinta-feira (2) através de um post na plataforma.

Leia também
Twitter demite mais 200 funcionários
Twitter Blue é lançado oficialmente no Brasil; confira os preços

Objetivos do programa-piloto

O programa-piloto é uma forma de criar um ambiente mais seguro para os usuários, evitando que informações falsas e enganosas sejam compartilhadas na plataforma. O Twitter busca colaboradores para ajudar a identificar informações erradas, avaliar e eventualmente escrever postagens para ajudar a corrigir as informações equivocadas.

A transparência é um dos pilares do programa-piloto. Os colaboradores publicarão diariamente as notas. E o algoritmo de classificação, por sua vez, poderá ser verificado por qualquer pessoa. A ideia é garantir que as notas da comunidade sejam úteis para um grande número de pessoas, de diferentes perspectivas.

Requisitos para se inscrever

Para se inscrever como colaborador do programa Notas da Comunidade, o usuário deve seguir três etapas, cada uma com seus próprios requisitos. A primeira exige que o candidato não tenha violado nenhuma regra do Twitter desde 1º de janeiro de 2023 e que tenha uma presença na plataforma há pelo menos seis meses.

O segundo passo pede que a pessoa concorde em “agir com boas intenções” e “ser prestativo”. Por fim, basta aceitar as “colaborações públicas” e os termos de serviço da plataforma para finalizar a inscrição. Após a inscrição, o usuário entrará na lista de espera e aguardará ser chamado pela equipe do Twitter.

As vagas para o programa-piloto surgem após Elon Musk, CEO da rede social, demitir quase todos os funcionários da sede do Twitter no Brasil, localizada em São Paulo. Apenas algumas pessoas da área comercial permaneceram, enquanto oito moderadores da plataforma foram demitidos.

Twitter como uma plataforma menos tóxica

O programa-piloto é uma maneira de preencher a necessidade de controlar notícias falsas e danosas que possam aparecer nas timelines dos usuários. A iniciativa permite que os usuários trabalhem juntos para identificar e corrigir informações incorretas, promovendo um ambiente mais seguro para todos os usuários do Twitter.

O Twitter não escolhe o que aparece nas notas de comunidade, deixando nas mãos dos colaboradores a responsabilidade de escrever e classificar as notas. A empresa acredita que essa abordagem é justa e eficaz, dando voz aos usuários para fazerem escolhas juntos e adicionarem informações que ajudem as pessoas a se manterem melhor informadas.

Com a iniciativa Notas da Comunidade, o Twitter busca criar uma comunidade mais segura e bem informada, garantindo que informações precisas sejam disseminadas e que informações falsas sejam corrigidas. A iniciativa é uma forma de incentivar a colaboração entre os usuários e criar um ambiente mais confiável e seguro para todos.

Fonte: Twitter

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X