Novas GPUs da Nvidia prometem avanços significativos em inteligência artificial

Novas GPUs da Nvidia prometem avanços significativos em inteligência artificial

A Nvidia surpreendeu o público na última terça-feira (21) durante o evento GTC 2023, ao revelar suas novas GPUs profissionais voltadas para aprimorar a inteligência artificial. Parcerias com gigantes do setor como Amazon, Microsoft e Google confirmam a importância dessas novas tecnologias em produtos e serviços futuros.

Jensen Huang, presidente da Nvidia, destacou o papel de sua empresa na evolução da inteligência artificial e comparou o momento atual com o “momento iPhone da IA”. Mas como assim a Nvidia tem um papel importante na evolução da IA? O executivo estava se referindo à entrega do supercomputador Nvidia DGX AI para a OpenAI, responsável pelo desenvolvimento do ChatGPT, que revolucionou o mercado de inteligência artificial.

Leia também
Bill Gates: inteligência artificial é tão importante quanto o PC ou a internet
13 curiosidades sobre a inteligência artificial

GPUs focadas em inteligência artificial

Entre as GPUs anunciadas, destacam-se a Nvidia L4 for AI Video e a H100 NVL for LLM. A primeira foi projetada especificamente para tarefas de geração de vídeos por inteligência artificial e promete desempenho 120 vezes superior a uma CPU convencional. O Google Cloud já anunciou que utilizará essa GPU em sua plataforma de machine learning, IA Vertex.

A segunda, a GPU Nvidia H100 NVL, é resultado da combinação de duas GPUs H100 através do NVLink. Essa placa é projetada para lidar com modelos de linguagem de grande escala (LLM – Large Language Model), tecnologia que está por trás de avanços como o ChatGPT.

Além dessas, a Nvidia também apresentou a placa de vídeo L40 para geração de imagem por IA e a GPU Grace Hopper, focada em tarefas de base de dados vetorizada e redes neurais.

Outra novidade são os novos modelos das séries RTX 5000, RTX 4000, RTX 3000 e RTX 2000, voltados para estações de trabalho. Todas utilizam a arquitetura Ada Lovelace.

Parcerias com grandes empresas de diversos setores

As parcerias estabelecidas pela Nvidia com empresas líderes no mercado de tecnologia também chamaram a atenção. A Microsoft utilizará o Nvidia Omniverse na Azure e no Microsoft 365. Já a companhia MedTronic, empresa de tecnologia e saúde, adotará a plataforma de inteligência artificial da Nvidia para criar um sistema unificado para dispositivos médicos.

Por sua vez, a Amazon está desenvolvendo novos clusters para o AWS, que poderão receber até 20.000 GPUs H100. Por fim, a Oracle adotará a DPU BlueField-3 em seus serviços de análise de dados. Caso você não saiba, DPU (Data Processing Unit) é um tipo de processador especializado em lidar com tarefas relacionadas a banco de dados e processamento de dados em alta velocidade, otimizando o desempenho em ambientes de computação em nuvem e data centers.

MedTronic desenvolverá sistema para equipamentos eletrônicos com tecnologia da Nvidia (Imagem: Divulgação/Nvidia)

Já no segmento automotivo, a Nvidia anunciou a renovação de sua parceria com a BYD, fabricante chinesa de carros elétricos. A montadora utiliza a plataforma Nvidia Drive Orion em veículos das séries Dynasty e Ocean, que permite gerenciar diversos parâmetros do carro. A BYD também é uma das fabricantes que oferecem o serviço de cloud gaming Nvidia GeForce Now integrado em seus novos veículos.

Essas novidades evidenciam a dedicação da Nvidia em expandir suas soluções de inteligência artificial e sua colaboração com empresas líderes do mercado para promover avanços tecnológicos significativos. Com essas novas GPUs, o futuro da inteligência artificial parece ainda mais promissor.

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X