É o fim: Microsoft aposenta o Internet Explorer

É o fim: Microsoft aposenta o Internet Explorer

Aquele que outrora foi o navegador mais utilizado, e o que conseguiu manter uma liderança, em termos de percentual de mercado, que até hoje não foi alcançada, está sendo encerrado definitivamente para o grande público. A Microsoft comunicou que nesta terça-feira (14) uma atualização para o Windows 10 que desabilita o Internet Explorer 11, versão mais recente do navegador.,

Por meio de uma atualização para o Microsoft Edge, sucessor direto do IE no posto de navegador oficial do Windows, o Internet Explorer 11 é desativado completamente. “O Internet Explorer (IE) foi desativado e não tem mais suporte. Se alguns sites que você visita precisar de Internet Explorer, você poderá recarregá-los como o modo IE no Microsoft Edge. Selecione ‘Continuar’ para começar a usar o Microsoft Edge, o navegador rápido e seguro criado para o Windows”, essa é a mensagem exibida ao abrir o IE no Windows 10 para comunicar o desligamento do navegador.

A Microsoft também pontua que os favoritos, senhas, histórico, cookies e o outros dados relacionados com a navegação serão automaticamente transferidos para o Microsoft Edge. O Internet Explorer 11 permanecerá usável em apenas algumas exceções, como o Canal de Manutenção de Longo Prazo da Microsoft para o Windows 10 e a versão Windows 10 China Government Edition.

Você também deve ler!

Fã cria lápide real para Internet Explorer

Este gráfico sensacional mostra a ascensão e queda do Internet Explorer e a consolidação do Chrome

Para o grande público, a atualização desabilita de vez o navegador, cumprindo com um cronograma que a Microsoft confirmou em dezembro do ano passado. 

Lançado como um “plus” para uma das versões mais populares do Windows, o Windows 95, o Internet Explorer teve uma trajetória de glória incontestável, tirando de cena o Netscape e alcançando uma quota de mercado que até hoje não foi superada por nenhum outro browser: o IE atingiu 94,42% de market share em 2002.

A Microsoft também enfrentou momentos desagradáveis por suas estratégias em massificar o uso do IE. Num dos casos mais emblemáticos de antitruste nos EUA, a empresa fundada por Bill Gates e Paul  Allen foi processada em 1997 por monopólio. O caso se arrastou ao longo dos anos seguintes, e chegou a um acordo em 2002. Sem dúvidas, a maior prejudicada ao longo do processo foi a Netscape, que foi perdendo terreno em meio ao crescente uso do IE com sua integração com o Windows.

Em 2013 foi lançada a última versão do Internet Explorer, o IE 11, direcionada ao Windows 8.1.

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X