Este gráfico sensacional mostra a ascensão e queda do Internet Explorer e a consolidação do Chrome

Este gráfico sensacional mostra a ascensão e queda do Internet Explorer e a consolidação do Chrome

A década de 90 definiu diversos conceitos que permanecem até hoje quando falamos de Internet. Um dos mais importantes foi o desenvolvimento dos navegadores, software necessário para “surfar na web”. Nesta década foi desenvolvido o primeiro navegador do mundo, o WorldWideWeb, rebatizado para Nexus, criado pelo “pai da web”, o mito, Tim Berness Lee.

No entanto, foi a partir de 1993, com o NCSA Mosaic, que era rompido o paradigma da navegação em somente texto, este navegador apresentou uma usabilidade mais interativa, que mudaria todo o mercado. Daí em diante, outros browsers de empresas diferentes surgiram no mercado, originando a lendária “guerra dos navegadores”, entre Netscape e Internet Explorer, o surgimento do Opera, Firefox, Safari e o crescimento meteórico do Google Chrome.

Um usuário da comunidade Data is Beautiful do Reddit produziu um gráfico interessantíssimo que compila essa troca de posição entre os principais navegadores do mercado, com base em dados de 1996 a 2019. O gráfico computa apenas os dados do mercado de navegadores voltados para desktop.

 

A guerra travada entre o Internet Explorer e o Netscape já foi até tema de um excelente documentário da Discovery Channel, intitulado “Guerra dos Navegadores”. A produção conta exatamente esses primeiros anos que o mercado de navegadores começou a ganhar contornos bem agressivos em termos de disputa, com a Microsoft derrubando completamente o Netscape Navigator. A estratégia de incluir o Internet Explorer como o navegador principal do Windows, uma solução nativa e gratuita para que seus usuários pudessem acessar a web, foi determinante para o triunfo do IE.

Isso sem contar o fato que o acordo firmado em 1997, com o compromisso da Microsoft em investir US$ 150 milhões na quase falida Apple, deu ainda mais força ao Internet Explorer, já que ele passou a ser o browser padrão dos Macintosh.

Com base nos dados compilados no gráfico é possível ter uma ideia de como o navegador da Microsoft passou como um rolo compressor sobre o Netscape Navigator. No terceiro trimestre de 1996 a quota de mercado do Navigator, lançado em 1994, era de 81.97%, enquanto do Internet Explorer, lançado em 1995, mesmo ano de lançamento do Windows 95, era de apenas 11.05%. Neste época o navegador da Netscape tinha mais de 15 milhões de usuários.

No primeiro trimestre de 1999 o navegador da gigante de Redmond já detinha mais poder de mercado, com uma quota de 50.43%, contra 46.87% do Netscape. Em 2002 o IE atingiu o ápice: 95%. de market share. Mesmo com todos os problemas, o império da Microsoft fez com que o IE fosse impulsionado.

Essa vantagem esmagadora do Internet Explorer perdurou por muitos anos. No entanto, a partir de 2007, o Firefox, lançado em 2004 pela fundação Mozilla, começou a deslanchar, ocupando a segunda posição entre os browsers mais utilizados. Mas nada foi tão impressionante quanto a escalada do Chrome, o navegador do Google, que surgiu justamente no ano em que o Firefox ganhava terreno. Bastou apenas 5 anos para ele passar o Firefox e o Internet Explorer, que era cada vez mais criticado.

Atualmente, o mercado está da seguinte maneira:

  1.  Google Chrome (70,71%)
  2. Firefox (9,76%)
  3. Safari (5.64%)
  4. Internet Explorer (5.03%)
  5. Microsoft Edge (4.50%
  6. Opera (2.45%)

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X