Google Chrome ganha novo visual; veja como ativar

Google Chrome ganha novo visual; veja como ativar

O Google anunciou uma atualização significativa para o seu navegador, o Chrome, em virtude do seu 15º aniversário (Meu Deus, estou ficando velho, já faz 15 anos que eu baixei o Chrome pra testar!?).

Esta atualização inclui um design renovado e uma série de novas funcionalidades. O novo visual segue os princípios do Material You, o padrão de design adotado nos apps da Gigante das Buscas.

Leia também
Google completa 25 anos
Google apresenta mudanças na identidade visual e no mascote do Android

Google Chrome está com um visual totalmente novo

O novo design do navegador oferece mais flexibilidade na customização de cores e mantém as características bordas arredondadas do Material You. A gama de cores disponíveis para personalização foi expandida e os ícones receberam um redesenho para melhorar a legibilidade. Na prática, a parte superior do navegador foi praticamente toda refeita.

Adicionalmente, o Material You também realça a troca de perfis no Chrome, tornando mais fácil distinguir entre contas pessoais e profissionais. Você pode até mesmo definir uma paleta de cores diferente para cada conta conectada.

O navegador agora também se adapta automaticamente ao tema definido no sistema operacional do usuário. Esta era uma funcionalidade muito pedida pelos usuários.

O menu de configurações, acessível pelo ícone de três pontos verticais, foi reestruturado para simplificar o acesso a extensões, ajustes e ao administrador de senhas.

Alterações também foram feitas na loja de extensões do navegador, a Chrome Web Store. Ela agora também exibe um visual alinhado ao Material You. Pela primeira vez, a plataforma categoriza extensões na página inicial, tornando mais fácil encontrar plugins específicos.

Muito além do design

O Google Chrome também implementou novos recursos para buscas seguras e eficientes nas páginas da web. Por exemplo, a primeira mudança envolve um ícone de busca em cada página.

O Chrome agora oferece a opção “Buscar nesta página com o Google“, que abre um painel lateral mostrando informações de pesquisa como imagens, termos correlatos e detalhes sobre a fonte. Esse ícone pode ser encontrado no menu de três pontos ou ser fixado na barra de tarefas.

O navegador também lançou uma funcionalidade experimental baseada em IA que fornece resumos enquanto o usuário navega por uma página. Este recurso, ainda em fase de testes, destaca os aspectos mais importantes de um site e fornece um sumário das informações contidas. No momento, está disponível apenas nos EUA.

Outra novidade importante está relacionada ao Google Safe Browsing. Este recurso de segurança foi aprimorado para oferecer uma defesa mais robusta contra sites fraudulentos. A verificação de páginas perigosas agora ocorre em tempo real, em vez de a cada 30 a 60 minutos como antes. Segundo o Google, isso pode resultar em um aumento de 25% na proteção contra malware e ataques de phishing.

Como experimentar o “novo” Chrome

Para os interessados em experimentar as novas funcionalidades antes do lançamento oficial, é possível acessar chrome://flags e ativar as opções “Chrome Refresh 2023” e “Chrome WebUI Refresh 2023“. Após isso, basta reiniciar o navegador.

Se desejar reverter para o layout anterior, você pode desativar essas opções em Flags e aguardar a próxima atualização. A nova versão da Chrome Web Store também pode ser acessada em chromewebstore.google.com.

Fonte: Google

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X