Fim do monopólio? Lei da União Europeia faz os navegadores Firefox, Opera e Brave ganharem mais usuários

Fim do monopólio? Lei da União Europeia faz os navegadores Firefox, Opera e Brave ganharem mais usuários

A Digital Markets Act (DMA) ou Regulamento de Mercados Digitais em bom português começou a valer na Europa no dia 7 de março. Dentre as diversas diretrizes da nova regulamentação, temos uma novidade para quem usa o Safari no iOS 17.4 ou configura novos aparelhos Android: agora, os usuários da União Europeia veem uma tela para escolher outros navegadores.

Caso você esteja por fora das novidades, o DMA é uma lei da União Europeia que tem como objetivo regular as Big Techs para garantir competição justa no mercado digital. Ele afeta as empresas ao impor regras mais rígidas sobre como elas operam, evitando que abusem de seu poder para prejudicar pequenas empresas e startups. Para os usuários, o DMA busca proteger seus dados e dar-lhes mais escolhas, impedindo práticas injustas como a obrigação de usar certos serviços ou a dificuldade em mudar para plataformas concorrentes.

Leia também
Esses são os navegadores mais usados no Brasil
DuckDuckGo entra na briga dos navegadores com bloqueio de cookies e YouTube sem anúncios

Navegadores comemoram o crescimento

An Android mobile screen showing a list of browsers in the initial phone setup from which users can select and set their preferred default browser.

Pois bem, os primeiros efeitos do DMA parecem bons. As empresas que ganharam com isso estão animadas. O Brave divulgou no Twitter que seus downloads diários no iOS saltarem de cerca de 7,5 mil para 11 mil (um aumento de uns 46%). A Mozilla, conforme reportagem do The Register, mencionou que os downloads do Firefox aumentaram mais de 50% na Alemanha e quase 30% na França. Além disso, a Opera divulgou um crescimento impressionante de 164% em novos usuários no iOS entre 5 e 7 de março, como anunciado em seu comunicado de imprensa.

No Twitter, o Brave disse que “quando as pessoas têm uma escolha clara de navegadores no iOS, elas preferem outras opções ao Safari“. A empresa não deixa de estar certa, afinal de contas, as pessoas estão escolhendo mesmo. Mas eis que surge uma pergunta crucial e capciosa: será que as pessoas continuam usando o navegador que escolheram?

Não é como se fosse impossível instalar outros navegadores no iOS. Qualquer usuário consegue instalar outros navegadores sem muita dificuldade. Mudar o navegador padrão também não era tão complicado desde o iOS 14, em 2021. E até mesmo antes disso não era tão complicado assim, embora a ação exigisse passos adicionais.

DMA e leis similares não estão focando no problema certo

Vetor de Digital Markets Act - DMA. EU - Europe Union map and flag. Vector  illustration background do Stock | Adobe Stock

No entanto, outro “problema” do iOS é que todos os navegadores precisam usar o mesmo motor do Safari, o WebKit. Isso dá uma vantagem injusta para a Apple. O DMA quer mudar isso e obrigar a Apple a aceitar navegadores com outros motores além do WebKit. Por enquanto, ainda não tem nenhum disponível. Pode ser que não compense ter dois apps diferentes, um com WebKit e outro sem, só para a Europa.

E vamos “dar a César o que é de César”. O Safari é muito bom no iOS, talvez o melhor navegador para este sistema operacional por causa da sua integração profunda com o sistema e recursos únicos.

As pessoas até podem baixar outros navegadores ao comprar um novo iPhone. Mas será que eles serão tão bons ou melhores que o Safari? Eu acho difícil. É justamente essa vantagem exclusiva que é o problema. As leis para ajudar a concorrência como a DMA e outras similares deveriam focar nisso.

Por isso eu digo que essa tela de escolha dos navegadores, e também dos buscadores web, talvez não seja tão eficaz. Essa história é repetida. Isso já aconteceu antes com a Microsoft e o Windows na Europa.

Em março de 2010, apareceu uma tela de escolha nos PCs Windows dos europeus e o uso de outros navegadores concorrentes do Internet Explorer aumentou. Mas no fim do programa, em 2014, Firefox e Opera tinham menos espaço no mercado do que antes. Só o Chrome cresceu muito e acabou monopolizando o mercado. E eu suspeito que não foi por causa dessa tela de escolha…

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X