Fã cria lápide real para Internet Explorer

Fã cria lápide real para Internet Explorer

A Microsoft aposentou oficialmente na última quarta-feira (15) o seu navegador Internet Explorer, anunciando que ele não vai mais receber nenhuma atualização ou correções do Windows 10.

A empresa já ensaiava esse passo há algum tempo, já que está focando em seu novo Microsoft Edge, porém mesmo que não tenha sido uma surpresa, a data ficou marcada para o engenheiro de software da Coréia do Sul, Jung Ki-young.

Leia também:

Microsoft Edge ganha recurso WebView2 para facilitar a transição de desenvolvedores do IE
Curiosidades sobre o Internet Explorer, o rei da internet nos anos 2000

“Uma boa ferramenta para baixar outros navegadores”

O rapaz decidiu marcar o acontecimento de uma forma bem interessante: com uma lápide para o antigo navegador. Segundo ele, a aposentadoria do Internet Explorer marcou o fim de um relacionamento de amor e ódio depois de 25 anos usando a ferramenta.

Ele projetou e encomendou a lápide em questão, o que custou um mês do seu tempo e 430.000 won do seu bolso. Em conversão direta esse valor é algo em torno de R$ 1.717 na conversão atual. Nela é possível ver o logotipo do navegado, o “e” do Explorer e um pequeno epitáfio hilário que diz “Ele era uma boa ferramenta para baixar outros navegadores”.

Internet Explorer

O que começou apenas como uma brincadeira acabou se tornando viral quando seu irmão resolveu exibir a lápide no terraço da sua cafeteria na cidade de Gyeongju. Logo as fotos começaram a circular na internet e a lápide se tornou um assunto na rede.

Segundo Jung, ele tinha um misto de sentimentos pelo antigo navegador, e é isso que a lápide representa. Por um lado, o Internet Explorer teve um papel muito importante na sua vida profissional. Por outro, já foi motivo para muitas dores de cabeça.

“Foi um pé no saco, mas eu chamaria isso de uma relação de amor e ódio porque o próprio Explorer já dominou uma era”

Segundo ele, era mais complicado e trabalhoso fazer com que seus projetos de sites e aplicativos online funcionassem no Explorer quando comparado a outros navegadores. E o pior é que muitos dos seus clientes continuavam insistindo para que seus sites funcionassem no antigo navegador da Microsoft. Isso porque ele continuou sendo o navegador padrão de muitos escritórios da Coreia do Sul por muitos anos, incluindo do próprio governo e muitos bancos.

Segundo ele, agora tem mais um motivo de agradecimento ao Explorer, já que permitiu que ele pudesse fazer uma piada que se tornou mundialmente famosa na internet.

“Lamento que se foi, mas não vou sentir falta. Então, sua aposentadoria, para mim, é uma boa morte.”

O fim de uma era, o fim do Internet Explorer

Internet Explorer

O Internet Explorer foi lançado oficialmente em 1995, e nessa época se tornou um líder na categoria. Ele manteve esse título por mais de 10 anos, já que era o navegador padrão do Windows e já vinha pré-instalado em todos os computadores com o sistema operacional da Microsoft.

Porém no final dos anos 2000 ele começou a perder muitos usuários para o Google Chrome, que atualmente é o líder da categoria. Com o passar do tempo ele passou a se tornar cada vez mais “defasado” e acabou virando motivo para piadas e memes na internet.

Por isso a própria Microsoft foi deixando o navegador de lado por um tempo, e agora quer voltar a liderar esse mercado com as atuais mudanças e evoluções do mais novo navegador da empresa, o Microsoft Edge.

A aposentadoria do Explorer é mais uma forma de fazer com que mais pessoas migrem para o novo Edge, trazendo os poucos usuários que ainda usavam o antigo navegador para o novo. Isso é importante já que, embora por enquanto ele só não conte mais com suporte por parte da Microsoft, em pouco tempo eles vão desabilitar totalmente o navegador com atualizações no sistema operacional.

“O Edge não é apenas uma experiência de navegação mais rápida, segura e moderna do que o Internet Explorer, mas também é capaz de resolver uma preocupação importante: compatibilidade com sites e aplicativos antigos e legados”

Ou seja, a ideia é mesmo matar de vez o Explorer, e nada melhor do que uma lápide para simbolizar o acontecimento.

Descanse em paz, Internet Explorer.

Fonte: Reuters

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X