Microsoft Edge ganha recurso WebView2 para facilitar a transição de desenvolvedores do IE

Microsoft Edge ganha recurso WebView2 para facilitar a transição de desenvolvedores do IE

O Internet Explorer será encerrado de forma oficial e definitiva no dia 15 de junho de 2022, e por isso a Microsoft está trabalhando ao máximo para que a transição para o Edge chegue a cada vez mais usuários e facilite a vida de todos. Dessa vez, dos desenvolvedores.

A empresa revelou, durante a conferência Build 2022, que trará o recurso Edge WebView2 para o novo navegador, que conta com estrutura .Net MAUI, capaz de carregar as páginas de forma mais rápida, além de garantir a melhor estrutura para que os aplicativos da web sejam utilizados no navegador.

Leia também:

Microsoft Edge ganha mais popularidade e ultrapassar o Safari
Nova função do Microsoft Edge desencoraja usuários a baixarem o Chrome

Novo recurso facilita a transição dos desenvolvedores

A própria Microsoft revelou que esse passo foi dado com o pensamento nos desenvolvedores, principalmente para ajudar e estimular com que eles troque o Internet Explorer pelo Edge de uma vez.

O usuário comum, que não desenvolve aplicativos web, a diferença não vai ser tão grande assim, mas ao menos essa parcela já parece bem convencida. Muitas pessoas já abandonaram o Internet Explorer por outros navegadores, principalmente os que são baseados no Chromium, como o Google Chrome e o Edge.

Atualmente o Edge já conta com a segunda maior base de usuários no mundo, passando Firefox, Safari, Opera, entre outros.

Com a chegada do Edge WebView2, a grande vantagem será mesmo para os desenvolvedores, já que eles não precisarão mais se preocupar em trabalhar com a questão de compatibilidade com versões anteriores para que os aplicativos possam continuar rodando na web ou até mesmo com serviços corporativos que são executados no Internet Explorer.

O que é o Edge WebView2?

Edge WebView2

Esse recurso permite que o desenvolvedor possa adicionar tecnologias WEB nos aplicativos nativos, como HTML, CSS e JavaScript. Nesse caso, o WebView2 vai usar o navegador Edge como mecanismo de renderização para mostrar o conteúdo da web nesses aplicativos.

Ou seja, será possível incorporar código da web em várias partes de um aplicativo ou até mesmo criar um aplicativo inteiro em uma única instância.

Segundo a Microsoft, esses são os benefícios listados do WebView2:

  • Ecossistema e conjunto de habilidades da Web. Use a plataforma da Web, bibliotecas, ferramentas e talentos existentes no ecossistema da Web.
  • Inovação rápida. O desenvolvimento da Web permite maior rapidez na implantação e iteração.
  • Suporte para Windows 7, 8, 10 e 11. Suporte para uma experiência do usuário consistente no Windows 7, Windows 8, Windows 10 e Windows 11.
  • Funcionalidades nativas. Acesse o conjunto completo de APIs nativas.
  • Compartilhamento de código. Adicionar códigos da Web a sua base de códigos permite maior reuso através de várias plataformas.
  • Suporte da Microsoft. A Microsoft fornece suporte e adiciona novas solicitações de recursos quando o WebView2 é lançado em GA (Disponibilidade Geral).
  • Distribuição Evergreen. Conte com uma versão atualizada do Chromium com atualizações de plataforma regulares e patches de segurança.
  • Distribuição de versão fixa. Opcionalmente, empacote uma versão específica dos bits do Chromium em seu aplicativo.
  • Adoção incremental. Adicione componentes da Web peça por parte ao seu aplicativo.

O Microsoft Edge ganha cada vez mais usuários

Microsoft Edge

A base de usuários dos navegadores pode flutuar e mudar a cada período, mas atualmente o Microsoft Edge se mantém em segundo lugar nesse ranking. E pelo visto não vai descer de posição tão cedo.

Desde o ano passado o navegador da Microsoft já vinha ganhando mais usuários, ultrapassando o Firefox nessa luta e se mantendo em terceira posição. Em maio desse ano ele desbancou o Safari, chegando a segundo lugar e perdendo apenas para o Chrome (que ocupa a posição com folga).

De acordo com o Statcounter esse mês, o ranking segue com 66,64% dos usuários usando o Chrome, 10,07% usando o Edge e 9,61% usando o Safari. A popularidade desses dois últimos se dá principalmente porque o Safari é o navegador oficial do macOS e o Edge é o navegador oficial do Windows 10 e 11, então isso ajuda com que eles sejam mais populares.

Com as constantes melhorias que a Microsoft está anunciando para o Edge, provavelmente ele vai manter uma posição mais alta por um tempo. Além disso, existem mais computadores rodando o sistema operacional Windows do que os Macs da Apple, o que é outro indício de que esse ranking permaneça assim.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X