Nova função do Microsoft Edge desencoraja usuários a baixarem o Chrome

Nova função do Microsoft Edge desencoraja usuários a baixarem o Chrome

É bem verdade que a Microsoft nunca foi fã de usuários do Windows baixando o Google Chrome em vez de usar o navegador padrão do sistema, o Microsoft Edge. E isso vem desde os tempos do finado Internet Explorer. NetScape que o diga!

Mas agora a empresa intensificou sua campanha para manter as pessoas usando o navegador padrão do sistema operacional. O Windows 10 e o Windows 11 começaram a exibir novos avisos para quando as pessoas navegam até a página de download do Chrome. É um claro esforço para desencorajar os usuários de instalar o navegador rival, que é o mais usado atualmente.

Leia também
NVIDIA GeForce Now agora funciona no Microsoft Edge
Microsoft Edge permitirá a edição de PDF

Esses novos avisos, identificados pelo site Neowin, incluem mensagens como:

  • O Microsoft Edge funciona com a mesma tecnologia do Chrome, com a confiança adicional da Microsoft.
  • Esse navegador é tão 2008! Você sabe o que há de novo? Microsoft Edge.
  • “‘Odeio economizar dinheiro’, ninguém nunca disse isso. Microsoft Edge é o melhor navegador para compras online.

Eu uso o Windows 11 e decidi fazer um teste. Eu realmente não tenho o Google Chrome instalado (uso o Opera como navegador padrão). Abri o Microsoft Edge e digitei na busca “Google Chrome”. E realmente o navegador exibiu o aviso que você pode ver no print abaixo:

Microsoft edge

Ou seja, essa iniciativa da Microsoft não está sendo feita apenas nos Estados Unidos, mas em outros mercados também.

Parece que esses novos avisos também estão aparecendo para alguns usuários do Windows 10. Mas eu não tive a oportunidade de testar. Interessante notar que não são pop-ups ou mensagens que você normalmente encontra em um site. Eles são renderizados nativamente pelo Edge e outros sites não são capazes de exibir avisos semelhantes.

Isso os torna um pouco diferentes das mensagens que o Google exibe, por exemplo, quando você está executando o Edge e usa seus serviços online. As mensagens do Google aparecem apenas em páginas web quando você visita serviços como a Pesquisa Google e o Gmail. O Google usa isso para tentar encorajar os usuários a mudar para o Chrome em vez do Edge.

Microsoft edge

Estas novas mensagens da Microsoft surgem mais de três anos depois que a empresa começou a testar maneiras de alertar os usuários do Windows 10 para não instalar o Chrome ou Firefox. Esses testes nunca foram lançados publicamente, pelo menos até agora.

A Microsoft também tem dificultado a troca de navegadores padrão no Windows 11 e forçado as pessoas a usar o Edge por meio de atualizações do sistema. Além disso, o navegador da Microsoft foi alvo de intensas críticas por incluir um bloatware que permite parcelar as compras em até 4 vezes. O parcelamento é algo comum aqui no Brasil, mas não nos Estados Unidos. Por isso, muitos usuários encaram isso apenas como um “recurso indesejável”. Veja o que um dos usuários disse:

As pessoas só querem um navegador sólido e confiável com menos recursos que distraem. Até os recursos do Bing estão ficando muito agressivos”.

É Microsoft, desse jeito você não vai conseguir conquistar mais usuários.

Fonte: Neowin

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X