Dia Internacional da Internet Segura: conheça os principais tipos de fraudes e golpes no Brasil

Dia Internacional da Internet Segura: conheça os principais tipos de fraudes e golpes no Brasil

A tecnologia vem evoluindo cada dia mais, e uma das vantagens desse cenário é que muitas tarefas do dia a dia se tornam mais simples e fáceis como a forma de se comunicar, de trabalhar, estudar e até mesmo de fazer compras. Porém, isso também acaba trazendo um lado negativo, que é o aumento de oportunidades para golpes.

Transações e trocas online são comumente usada por criminosos como forma de tentar conseguir informações sobre vítimas e assim ter acesso a suas contas e, muitas vezes, a pagamentos. Hoje em dia existem diversas formas de fraudes e golpes, e hoje vamos falar um pouco sobre esse cenário no Brasil.

Leia também:

Atenção: Golpistas estão usando domínio @gov.br em golpes de phishing
Receita Federal faz alertas sobre golpes envolvendo produtos apreendidos; entenda

Golpes mais usados no Brasil em 2022

Golpes

Em homenagem ao Dia Internacional da Internet Segura, que foi comemorado essa semana (mais precisamente no dia 7 de fevereiro), a OLX em parceria com a AllowMe divulgaram os resultados de um estudo sobre as principais fraudes e golpes que aconteceram no Brasil no ano de 2022.

De acordo com eles, o golpe mais usado no ano passado foi o da “Compra Confirmada”. Ele liderou a lista, tendo sido usado em 57% dos casos estudados. Essa quantidade representa um aumento de 75% quando comparado ao ano anterior, de 2021.

Em segundo lugar está o golpe do “Falso Anúncio”, que correspondeu a 37% dos golpes estudados, seguido por “Roubo de Dados”, representando 6% deles. No total, houve uma tentativa de roubo de dados a cada minuto em 2022, o que é um número muito grande.

O estudo também revelou que esses golpes e fraudes representaram um prejuízo de R$ 551 milhões só no ano passado. A maior parte desse prejuízo é oriunda de golpes relacionados a equipamentos eletrônicos, que são os mais visados para esses tipos de fraudes. Os campeões são o iPhone, com 72%, o PlayStation com 65% e os computadores com 15%.

Esse estudo também trouxe algumas informações sobre as vítimas. De acordo com eles, a maioria das pessoas que caem em fraudes são homens, que representam 74% desse total, e com mais de 31 anos (72%). Em relação a região mais afetada por golpes no Brasil, quem se destacou foi o Sudeste, sendo que o estado de São Paulo foi o campeão com 37% dos golpes, seguido pelo Rio de Janeiro com 14% e Minas Gerais com 8%.

O estudo ainda revelou que a maior parte das fraudes (70%) aconteceram durante o horário comercial e o dia que mais houve tentativas foi na quinta-feira. O aumento desses golpes também é explicado pelo aumento do número de transações pela internet.

Em 2022, 83% das transações acontecidas no Brasil se deram através de um smartphone, e 1% delas equivale a tentativas de fraudes. Os outros 17% foram feitas pelo computador, onde existe uma maior incidência de tentativas de golpes, por ser mais fácil de ser hackeado. Foram registradas 17 tentativas de fraudes a cada hora no ano passado.

Conscientização das pessoas é muito importante

Beatriz Soares, diretora de Produto da OLX, revelou que os criminosos geralmente buscam por pessoas que têm pouco conhecimento sobre a internet e pouca experiência com interações online, principalmente em relação a compra e venda.

Diana Herrera, gerente de Growth da AllowMe, também falou um pouco sobre o assunto, e revelou que é muito importante que as empresas e organizações cumpram suas obrigações de proteger as transações, os dados e a identidade dos seus clientes. Porém, uma forma mais eficaz de diminuir esses números é realmente conscientizar o máximo de pessoas possível.

Um usuário que está ciente dos golpes e de como se proteger tem chances baixas de acabar se tornando uma vítima, então a segurança na internet precisa ser um assunto mais discutido entre as pessoas.

Como se proteger desses golpes?

Golpes

Os três golpes mais usados no ano passado foram o de Compra Confirmada, de Anúncio Falso e Roubo de Dados. Entenda um pouco mais sobre cada um deles e como se proteger.

Compra Confirmada

O golpe da Compra Confirmada acontece com quem está vendendo alguma coisa na internet, seja algo novo ou usado, uma prática que vem se tornando cada vez mais comum. Ela acontece como uma evolução do antigo golpe de “Envelope Vazio” que acontecia durante depósitos no banco.

O que acontece é que o golpista faz uma simulação de compra de um produto. Ele escolhe o produto e então envia para o vendedor um comprovante de pagamento, só que esse comprovante é falso. Ele não faz nenhum pagamento, apenas forja o comprovante com as informações da vítima. Com o comprovante em mãos, o vendedor envia o produto.

Na maioria das vezes o vendedor só descobre que não houve pagamento depois que já entregou o produto, e nesse ponto o golpista já recebeu o produto e não entra mais em contato.

Se você for vender alguma coisa online, só faça a postagem ou a entrega do produto depois que confirmar na sua conta que o dinheiro realmente entrou. Isso pode ser feito facilmente hoje em dia com o aplicativo do banco ou até mesmo carteira digital. Não confie apenas em comprovante.

Também é importante escolher uma plataforma segura para suas vendas, e sempre manter a conversa com os compradores dentro da plataforma do site de loja online, assim fica tudo salvo e comprovado.

Anúncio Falso

O caso do Anúncio Falso é quase que o contrário da Compra Confirmada. Nesse caso a vítima é o comprador e não o vendedor. Acontece que o golpista anuncia um produto em alguma plataforma, geralmente com um preço bem abaixo do mercado para que várias pessoas se interessem em comprar.

A vítima escolhe o produto, faz o pagamento, mas esse produto nunca chega. Nesses casos o vendedor também para de responder as mensagens e muito provavelmente passou dados falsos e identidades inexistentes, assim não tem como encontra-lo.

Em primeiro lugar, uma regra de ouro na internet é: sempre desconfie. Algo está parecendo bom demais? Desconfie. Desconfie de cursos que prometem retorno financeiro rápido, desconfie de formas de ganhar dinheiro fácil na internet e, principalmente, desconfie de produtos sendo vendidos por preços abaixo do mercado na internet.

Nunca faça pagamentos por boleto, principalmente se o boleto estiver com CPF, pessoa física, ao invés de pessoa jurídica. Também é importante fazer suas compras na internet apenas em plataformas confiáveis, já que nesse caso mesmo que você caia em um golpe como esse, é possível conseguir o dinheiro de volta. Caso desconfie de algum anúncio, também é possível denunciar e a plataforma vai investigar se é fraude ou não.

Roubo de Dados

Esse tipo de golpe é um pouco mais amplo, podendo acontecer de diversas formas. No geral, os criminosos utilizam dados pessoas de outras pessoas para aplicar algum tipo de golpe e conseguir não apenas dinheiro como informações de outras vítimas (email, celular, CPF, dados bancários).

Se algum conhecido seu te procurar pedindo dinheiro por mensageiros ou redes sociais, desconfie e tente falar com ele pessoalmente. Hoje em dia alguns criminosos estão conseguindo roubar as contas de influenciadores para enganar os seguidores com propostas fraudulentas, como o famoso Pix com retorno. Desconfie sempre.

Por fim, é sempre importante manter seus dados seguros, então não compartilhe dados de login e senha com outras pessoas. No caso de compras, mantenha toda a conversa no chat da própria plataforma, já que elas geralmente contam com ferramentas que garantem a privacidade dos dados. Sempre desconfie de links enviados por email, não clique nos links que você não sabe o que é.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X