Vendas de celulares: 2022 registra pior resultado em uma década

Vendas de celulares: 2022 registra pior resultado em uma década

Geralmente época de fim de ano e festas é sinônimos de mais vendas, porém nem mesmo isso foi suficiente para impedir que em 2022, a venda de celulares tivesse seu pior resultado em anos.

Novos relatórios que foram divulgados pela Canalys, uma agência de pesquisa, o mercado de smartphones ainda está enfrentando grandes dificuldades para dar a volta por cima. Devido a diversos fatores, 2022 finalizou com seu ultimo trimestre sendo o período com o pior número de vendas já visto em uma década de acordo com o analista Runar Bjørhovde.

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Queda nas vendas de celulares é causada por recessão econômica

O relatório revela que esse quadro registrou uma diminuição de 17% nos números de vendas de celulares quando comparado com o mesmo período do ano anterior, 2021. Ao todo, foram menos de 300 milhões de unidades vendidas.

Embora o último trimestre tenha sido o pior do cenário, o ano de 2022 em si não foi muito bom, já tendo uma queda de 11% nesse número de vendas quando comparado com 2021. De acordo com os especialistas, alguns dos principais motivos são os aumentos nos preços dos componentes e também as atuais tensões geopolíticas que vêm acometendo diversos países.

Isso tudo faz com que o cenário macroeconômico se torne desfavorável para as vendas, causando essa queda abrupta.

Vendas de celulares

Nem mesmo as épocas de festas de fim de ano conseguiram mudar o quadro. Embora as lojas tenham garantindo boas vendas e muitas conseguiram até mesmo esvaziar suas estantes, elas ainda estão cautelosas em relação a reposição de estoque, já que estão sentindo que a demanda está mais baixa do que o normal.

O relatório mostrou ainda que no último trimestre de 2022 os modelos de smartphones mais avançados foram os que sofreram mais queda de vendas. Já nos trimestres anteriores os modelos de entrada e intermediário foram os menos procurados e comprados.

Um dado interessante é que o ano de 2022 acaba trazendo uma mudança notável em relação ao ano de 2021, onde na época a demanda estava alta, mas o problema estava na obtenção dos produtos devido a falta de componentes e peças.

Infelizmente a previsão é que isso não melhore tão cedo. O ano de 2023 não será o divisor de águas, já que a expectativa é que essa recessão econômica ainda leve mais tempo para trazer um cenário mais animador para as fabricantes de celulares.

Por isso, eles esperam que o mercado continue estagnado, o que faz com que as empresas fiquem cada vez mais receosas e tomem medidas para manter seus lucros como praticar redução de custos ou até mesmo focar em produtos que trazem maior retorno.

Samsung vendeu mais no ano todo, Apple se destaca no último trimestre

Vendas de celulares

Em relação ao último trimestre do ano, o destaque ficou com a Apple, que conseguiu o maior número de vendas. Esse resultado já era esperado já que é nessa época que a empresa de Cupertino lança seus mais novos modelos de iPhone. Nesse caso foi o lançamento da linha iPhone 14 que fez com que ela vendesse mais do que suas competidoras.

O resultado é que a Apple conseguiu para si uma fatia de mercado de 25%, vendo até mesmo um aumento de vendas quando comparado ao mesmo período do ano de 2021, com 23% na época.

A Samsung ficou em segundo lugar, com 20% da fatia do mercado, aumentando apenas 1% em relação ao ano anterior, que ficou com 19%.

Em terceiro lugar vem a Xiaomi que, diferente das duas primeiras colocadas, teve uma diminuição nas vendas em relação a 2021. Ela não foi a única empresa chinesa que teve esse resultado, o que pode ser explicado principalmente por causa do aumento dos casos de Covid-19 no país nos últimos meses.

Isso afetou tanto na produção quanto na distribuição para mercados importantes, como é o caso da Índia, e por isso a Xiaomi teve uma fatia do mercado de 11%, sendo inferior aos 13% conquistados no último trimestre de 2021. A OPPO ficou com 10%, diminuindo 1% da sua presença, enquanto a Vivo Mobile manteve os 8% em ambos os anos.

Fabricante Fatia de mercado no quarto trimestre de 2021 Fatia de mercado no quarto trimestre de 2022

Apple

23%

25%

Samsung

19%

20%

Xiaomi

13%

11%

OPPO

9%

10%

Vivo Mobile

8%

8%

Outros

28%

26%

Porém, ao notar as vendas considerando todo o ano de 2022, quem sai na frente é a Samsung de acordo com os dados completos. Eles revelam que a empresa sul-coreana obteve 22% das vendas de smartphones no ano passado.

Isso pode ser explicado por diversos motivos, desde a força da marca até ao fato de que a Samsung vem trazendo cada vez mas opções de produtos para o mercado, contemplando diversos tipos de consumidores já que elas contam com diferentes faixas de preço. Ou seja, desde os smartphones mais básicos até os mais avançados, sendo destaque no mercado de dobráveis que também vem crescendo.

A Apple vem em segundo lugar, com 19% da fatia do mercado. Nesse caso, a empresa também conta com um nome já forte e consolidado e se especializa mais no mercado premium, conseguindo o feito mesmo oferecendo uma quantidade inferior de opções de iPhones.

Assim como aconteceu nos dados de vendas do último trimestre do ano, as empresas Xiaomi, OPPO e Vivo Mobile sofreram uma pequena queda nas vendas, de 1 a 2 pontos percentuais.

Fabricante

Fatia de mercado em 2021

Fatia de mercado em 2022

Samsung

20%

22%

Apple

17%

19%

Xiaomi

14%

13%

OPPO

11%

9%

Vivo Mobile

10%

9%

Outros 28%

28%

Fonte: canalys

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