Queda livre: mercado de placas de vídeo registra as menores vendas da última década

Queda livre: mercado de placas de vídeo registra as menores vendas da última década

Segundo dados da empresa consultoria de mercado Jon Peddie Research (JPR), o terceiro trimestre de 2022 foi o pior em vendas de placas de vídeo nos últimos 10 anos. Reflexo de uma mudança radical no padrão de consumo global, assim como o derretimento do mercado de criptomoedas, impulsionado pela atualização The Merge da altcoin Ethereum, que promoveu a transição do mecanismo de consenso prova de trabalho (PoW) para prova de participação (PoS), impossibilitando a mineração via poder computacional das placas de vídeo.

Dados que contrariam a perspectiva sobre o terceiro trimestre, que costuma ser o ponto alto em vendas para os fornecedores de GPUs.

No terceiro trimestre de 2022, as remessas de GPUs, chip essencial para que qualquer placa de vídeo possa aparecer no mercado, foram de 75,5 milhões de unidades, retração de 10,5% em relação ao trimestre anterior. Analisando numa perspectiva ano a ano, a queda foi de 25,1%.

A JPR também observa uma redução de 15,43% no envio de GPUs para desktops e 30% para opções embarcadas em notebooks, panorama que representa a maior queda desde 2009. Entre os três grandes players deste mercado, NVIDIA, AMD e Intel, o relatório mostra o seguinte:

  • NVIDIA: -1.87% em sua quota de mercado;
  • AMD: -8.5% em sua quota de mercado;
  • Intel: +10.3% em sua quota de mercado.

Todas as empresas deram diversas e, às vezes, similares razões para a desaceleração: o desligamento da mineração de criptomoedas, regras de tolerância-zero da China e paralisações contínuas, sanções dos EUA, a situação dos usuários após a alta da Covid”, explica a JPR.

Você também deve ler!

Receita da NVIDIA no segmento de placas de vídeo gamer segue em queda

Quais são os riscos de comprar uma placa de vídeo que foi usada para mineração?

A JPR também compartilhou dados sobre o mercado de CPUs. Durante o trimestre anterior, 66 milhões de processadores foram vendidos, uma queda de 5,7% em relação ao segundo trimestre e -18,6% em relação ao terceiro trimestre de 2021.

As vendas devem seguir em queda no quarto trimestre, aponta a Jon Peddie Research.

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X