Uber Moto é suspenso em São Paulo

Uber Moto é suspenso em São Paulo

A pequena disputa a respeito das modalidades de corridas de moto em aplicativos como Uber e 99 entre as empresas e o prefeito de São Paulo ganha mais um novo capítulo. A própria Uber anunciou que suspendeu o serviço de Uber Moto na capital paulista.

O anúncio aconteceu nesta segunda-feira (30), dando fim (ao menos por enquanto) à nova modalidade de transporte de passageiros com moto táxi que tinha sido lançada há pouco tempo em São Paulo. Grande parte da decisão teve a ver com o decreto do próprio prefeito, Ricardo Nunes (MDB).

Leia também:

Prefeito de São Paulo “compra briga” contra Uber Moto e 99Moto; serviços já operam na capital paulista
Uber Moto chega ao Rio de Janeiro e São Paulo

Depois de reunião, Uber anuncia suspensão da modalidade

Uber Moto

Há cerca de 25 dias o prefeito de São Paulo decretou uma proibição a respeito da modalidade de moto táxi em São Paulo, porém a Uber decidiu manter esse tipo de serviço mesmo assim. Ricardo Nunes revelou que a proibição é uma medida para diminuir o risco à segurança dos cidadãos, já que atualmente a fila de pessoas vítimas de motos que estão aguardando cirurgias ortopédicas em São Paulo está muito alta.

Além disso, também houve um aumento nas mortes em acidentes envolvendo motos na cidade, com um acréscimo de 29,4% em 2022 quando comparado com 2021. Esse aumento acompanha a tendência nacional, já que nos últimos 25 anos houve um aumento de mortes de motociclistas em nove vezes.

Do outro lado a Uber confirmou que o Uber Moto já está presente em mais de 170 cidades no Brasil e que a empresa toma todos os cuidados necessários para garantir a segurança em trânsito. Eles também alertaram para o fato de que, desde que a modalidade começou a ser usada em São Paulo, não houve nenhum registro de acidente.

Porém, ainda assim, depois de alguns dias do decreto e 4 dias depois do prefeito dizer que a empresa teria consequências jurídicas por não estar acatando a isso, a Uber resolveu suspender de vez os serviços. Houve uma reunião entre as autoridades do município e a empresa, e com isso eles anunciaram que a prefeitura de São Paulo tomará providências para aprofundar os estudos sobre o impacto do Uber Moto no trânsito da capital.

Um grupo de trabalho técnico será o responsável por essa análise, e a Uber promete colaborar com isso.

“Em comum acordo, ainda que amparados em legislação federal que permite o serviço, suspendemos o Uber Moto em São Paulo enquanto continuamos trabalhando diretamente com o executivo municipal à procura de alternativas eficientes e inovadoras para a locomoção das pessoas que circulam na cidade”

A empresa também anunciou que já começou um projeto-piloto para entender melhor a viabilidade dessa modalidade em outras cidades de São Paulo, principalmente as cidades menores e mais afastadas do centro, onde, segundo eles, “a oferta de alternativas de mobilidade em duas rodas já é uma realidade por conta dos desafios logísticos e da alta densidade populacional”.

“Sabemos que São Paulo tem desafios singulares e superlativos. Hoje, mais de 42 milhões de viagens acontecem diariamente na cidade, nos mais diversos meios de transporte. São mais de 17 mil quilômetros de vias que, mesmo abastecidas por diferentes modais, ainda não atendem a toda demanda populacional”

Já a gestão da cidade confirmou que o objetivo é a segurança dos motoristas e dos passageiros.

“A segurança dos motociclistas, a redução no número de sinistro fatais no trânsito e o impacto no sistema público de saúde são preocupações do prefeito Ricardo Nunes. A redução no número de óbitos por sinistros no trânsito consta, inclusive, como meta 39 do Programa de Metas da Prefeitura. O objetivo é reduzir o número de casos fatais por 100 mil habitantes, que, em dezembro de 2020, indicava 6,56 para 4,5 em 2024”

Eles também anunciaram em nota que a 99, que também oferece serviços de transporte e é atualmente uma das concorrentes da Uber, também desistiu por enquanto de oferecer a modalidade de moto táxi, que tinha sido anunciada para iniciar hoje (31).

“A empresa 99 entrou em contato nesta segunda-feira (30) para comunicar a não ativação do serviço de transporte de passageiros por moto via aplicativo na cidade”.

Ainda não dá para saber quando o serviço Uber Moto será reativado em São Paulo.

Uber Moto também encontra problemas no Rio de Janeiro

Vale lembrar ainda que há o risco do serviço também ser suspenso no Rio de Janeiro, já que a prefeitura da cidade também já chegou a se manifestar contra ele. O prefeito Eduardo Paes fez uma postagem em seu perfil das redes sociais depois do anúncio do Uber Moto, com o recado “Nem tentem por aqui”.

Essa postagem acabou gerando respostas de muitos cariocas que não concordam com o prefeito e que os acusam de prejudicar as pessoas mais pobres para favorecer grandes empresários do setor de transporte da cidade.

Além da postagem, a Secretaria Municipal de Transporte do Rio de Janeiro também divulgou uma nota contra a modalidade, revelando que eles vão tomar atitudes para impedir que o Uber Moto funcione na cidade. De acordo com o órgão, a Uber estaria apenas visando o lucro com a modalidade, sem se preocupar com os trabalhadores.

Porém, até o momento a Uber não revelou se vai de fato suspender o serviço na capital carioca também. Por lá ele também está ativo em outras cidades do estado, como Niterói, São Gonçalo, Belford Roxo, Cabo Frio, Campos dos Goytacazes, Macaé, Petrópolis, Resende e Volta Redonda.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X