Inteligência artificial imagina como estaria Steve Jobs se estivesse vivo

Inteligência artificial imagina como estaria Steve Jobs se estivesse vivo

Steve Jobs morreu no dia 05 de outubro de 2011, com apenas 56 anos de idade. O fundador da Apple e inventor do iPhone (dentre outros dispositivos) morreu cedo demais, isso é verdade. Muitos até dizem que a Apple seria hoje uma empresa significativamente diferente se o seu co-fundador ainda estivesse vivo hoje.

Mas o fato é que não temos como saber quais outras contribuições o visionário Steve Jobs teria feito para sua companhia. Será que ele teria tirado da cartola outro produto revolucionário? Será que a Apple seria uma empresa menos burocrática? Não sabemos.

Leia também
O que é inteligência artificial?
Inteligência artificial imagina como seriam os Simpsons na vida real

Mas, com a ajuda de uma inteligência artificial podemos ter um vislumbre de como este icônico personagem estaria hoje se nunca tivesse nos deixado. Uma nova imagem mostra Steve Jobs vestindo sua icônica camisa preta de mangas compridas como se estivesse se preparando para ocupar o centro do palco em outro evento de apresentação da Apple.

Alper Yesiltas, um artista residente na Turquia, fez uma série de imagens usando inteligência artificial e empregando a hashtag ‘#asifnothinghappened‘ para mostrar celebridades e pessoas conhecidas como se estivessem vivas até hoje. De várias imagens, que incluem a princesa Diana, James Gandolfini, Heath Ledger e outros, uma imagem de Steve Jobs está presente.

O homem por trás da criação do iPhone está vestindo a familiar camisa preta de mangas compridas, parecendo muito mais saudável, menos pálido e mais velho. O rosto é bem familiar e até acho que ele envelheceria desse jeito mesmo. Mas o Steve Jobs saído da imaginação de uma IA me parece muito mais forte do que ele seria na vida real. O empresário sempre foi magro. Não me parece que, depois dos 60, ele iria cultivar tantos músculos.

Supondo que Jobs estivesse vivo hoje, ele teria 67 anos. Infelizmente, ele faleceu devido a um câncer pancreático aos 56 anos e, desde então, Tim Cook assumiu o cargo de CEO, supervisionando a empresa e lançando uma infinidade de produtos por mais de uma década.

Dada a aversão de Steve Jobs por canetas stylus quando lançou o primeiro iPhone, ele poderia não ter gostado muito da ideia de trazer suporte para o acessório nos últimos modelos de iPad. Se ele estivesse vivo, será que a Apple já teria lançado um óculos de realidade aumentada?

Realmente, não se pode dizer quais decisões ele teria tomado para administrar a empresa e enfrentar a concorrência. Mas 2022 é muito diferente do que era o cenário em 2011, com algumas empresas não tão grandes quanto agora. Como seria a interação entre Jobs e um egocêntrico Elon Musk à frente do Twitter? Bem, só podemos imaginar o que ocorreria nestes cenários hipotéticos.

Fonte: Alper Yesiltas (Instagram)

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X