Elon Musk revela as principais funções do Twitter 2.0

Elon Musk revela as principais funções do Twitter 2.0

No último domingo (27), o bilionário Elon Musk postou um tweet onde revela seus planos para o Twitter. Desde que confirmou a compra da rede social de microblogs no final de outubro, o também CEO da Tesla e SpaceX vem fazendo uma grande reformulação interna no Twitter. O objetivo do empresário é lançar uma nova geração da rede social, apelidada de Twitter 2.0.

Elon Musk postou algumas imagens com os seus planos para a plataforma. O que mais chamou a minha atenção foi a imagem que traz os dizeres “Advertising as Entertainment”, ou seja, publicidade como um entretenimento. Ele não deu detalhes de como isso vai funcionar na prática. Possivelmente serão interações robotizadas entre usuários e empresas/marcas.

Leia também
Elon Musk pretende dar outra chance para contas suspensas no Twitter
Caos no Twitter. Cerca de 75% dos funcionários se demitem depois de ultimato de Elon Musk

Monetização, criptografia e tweets longos

Outra funcionalidade bastante aguardada pelos usuários, especialmente os criadores de conteúdo, é a possibilidade de monetizar os vídeos. Atualmente, o Twitter até conta com algumas formas de monetização. Mas nenhuma delas se popularizou.

Twitter 2.0
Novos recursos do Twitter 2.0

O recurso que está sendo chamado de Paywalled Vídeo, ou seja, vídeos com acesso pago, vai permitir que os digital influencers e demais criadores de conteúdo ganhem dinheiro em cima dos vídeos que produzem. Para isso, os seguidores terão que pagar uma mensalidade para ter acesso ao conteúdo exclusivo de seus influenciadores preferidos.

Além disso, o Twitter 2.0 deve implementar também a criptografia de ponta a ponta. A função, que traz mais segurança e privacidade para os usuários, será implementada nas mensagens diretas, popularmente conhecidas como DMs. O objetivo de Elon Musk é diminuir o risco de vazamento de dados e conversas.

O novo CEO do Twitter está chamando esta nova geração da plataforma de “Aplicativo de Tudo” (The Everything App). E parece que o novo Twitter vai ter um pouco de cada coisa mesmo. Prova disso é o plano de implementar os tweets mais longos. Tais tweets devem se parecer muito mais como um texto informativo ou post de blog. Eles vão incluir título, subtítulo e até conteúdos multimídia, como imagens e vídeos.

Relançamento do Twitter Blue

Dados do Twitter
Dados dos últimos meses do Twitter

Por fim, mas não menos importante, o Twitter Blue será relançado com vários ajustes e novas funcionalidades. Os assinantes terão de volta os selos de verificação que, dessa vez, podem ser coloridos. Além disso, os assinantes verão seus tweets impulsionados automaticamente pela plataforma, vão ver menos anúncios e terão a possibilidade de postar vídeos mais longos.

Elon Musk também aproveitou a ocasião para divulgar alguns resultados do Twitter nos últimos meses. Por exemplo, desde julho que o número de usuários ativos monetizáveis vem crescendo. Segundo o CEO, o Twitter conta hoje com 250 milhões de perfis ativos que podem visualizar os anúncios.

Portanto, pela primeira vez em sua história, o Twitter vislumbra a possibilidade de gerar receita de verdade através dos usuários. A possibilidade de exibição de anúncios, o aumento de usuários e o aumento do tempo gasto por eles na plataforma formam um amplo horizonte de crescimento para a rede social.

Por fim, Elon Musk fez questão de ressaltar que a quantidade de tweets com discursos de ódio diminui bastante na plataforma desde os picos de 2021 e 2022. Será que o Twitter deixará de ser um ambiente menos tóxico?

Fonte: Elon Musk (Twitter)

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X