Criptografia de ponta a ponta está chegando ao Twitter

Criptografia de ponta a ponta está chegando ao Twitter

O Twitter poderá ter, em breve, o recurso de criptografia de ponta a ponta. Essa funcionalidade de segurança estaria sendo implementada inicialmente no aplicativo para Android. Pelo menos é o que sugerem algumas descobertas recentes feitas no código-fonte do aplicativo. Além disso, o próprio Elon Musk meio que confirmou a novidade.

Leia também
Corrigir ou criticar Elon Musk pode render uma demissão para funcionários do Twitter
Elon Musk planeja um sistema de pagamentos no Twitter, com direito a rendimentos e cartão de débito

Elon Musk confirma discretamente

Quem descobriu a novidade foi uma blogueira de tecnologia chamada Jane Manchun Wong. Curioso notar que esta não é a primeira vez que o Twitter trabalha com criptografia de ponta a ponta. Em 2018 a rede social fez alguns testes com este recurso de segurança. E curiosamente ele também foi descoberto por Jane.

Na época, o Twitter até chegou a ser indagado por alguns veículos de tecnologia sobre a implementação do recurso. Mas a empresa se negou a comentar qualquer coisa a respeito. A situação é um pouquinho diferente agora. Após compartilhar capturas de tela mostrando os indícios da criptografia de ponta a ponta, Elon Musk respondeu ao tweet com um emoji de carinha piscando.

É óbvio que isso não é uma confirmação oficial. Mas é como diz o ditado: “Para bom entendedor, meia palavra basta”. Depois disso, Jane Wong ainda postou outros prints, ainda mais claros. Neles, podemos ver imagens do protótipo da chave de criptografia das mensagens privadas

Já não era sem tempo. A criptografia de ponta a ponta é um recurso de segurança presente em vários mensageiros. WhatsApp e Telegram são os exemplos mais populares. Caso você não saiba, a criptografia de ponta a ponta embaralha as mensagens. Assim, caso elas sejam interceptadas por uma outra pessoa, ele não conseguirá entender o conteúdo das mensagens. Só quem pode decifrar a conversa são os donos das chaves privadas, ou seja, as pessoas envolvidas na conversa.

Twitter Blue será relançado no final de novembro

Não é apenas no recurso de criptografia de ponta a ponta que os funcionários do Twitter estão trabalhando. O Twitter Blue, serviço de assinatura da plataforma, é uma das prioridades de Elon Musk. Afinal, será através dessa assinatura que o bilionário começará a recuperar o investimento de US$ 44 bilhões que fez para comprar o Twitter.

O Twitter Blue foi lançado no começo de novembro com o preço de US$ 7,99. Porém, ele foi o responsável por causar uma grande confusão na rede social. Diversas contas falsas haviam usado a assinatura para comprar selos de verificação e, assim, se passar por grandes empresas ou celebridades.

Devido a esses problemas, o Twitter Blue foi retirado do ar. Em troca, Elon Musk prometeu trabalhar incansavelmente no serviço e o relançaria com todos os problemas corrigidos. Ao que parece, a equipe de desenvolvimento da rede social está trabalhando dobrado, já que o serviço de assinatura será relançado no final de novembro.

Fontes: MacRumors e Mashable

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X