Nokia apresenta primeira tecnologia de banda larga de 100 Gbps

Nokia apresenta primeira tecnologia de banda larga de 100 Gbps

A Nokia anunciou que seu braço de pesquisa, o Nokia Bell Labs, está apresentando a primeira tecnologia de banda larga de 100 Gbps, no Fiber Connect 2022, Nashville, Tennessee. A Nokia alcançou essa velocidade recorde usando um protótipo de rede com tecnologia PON 100G, que foi apresentado no evento.

Essa velocidade é 100 vezes maior do que uma das opções mais rápida disponível atualmente em redes fixas residenciais que é de 1 Gbps (equivalente a 1.024 Megabits por segundo e geralmente comercializado como 1000 Megas).

O protótipo de rede oferece velocidades de 100 Gbps em downstream em um único comprimento de onda PON, evitando a necessidade de combinar vários comprimentos de onda com velocidades mais baixas. Os parâmetros do protótipo imitam as condições do mundo real, incluindo distâncias de fibra e divisão de energia.

Embora velocidades de até 25 Gbps sejam possíveis em tecnologias ópticas existentes, velocidades mais altas requerem novas abordagens tecnologicas.

No protótipo de rede apresentado no Fiber Connect, o Nokia Bell Labs está usando técnicas avançadas de processamento de sinal digital (DSP) que serão necessárias para todas as tecnologias de rede mairores do 25 Gbps, incluindo 50 Gbps e 100 Gbps. Como parte desse marco histórico, a demostração também apresentou a capacidade de oferecer taxas de dados flexíveis, permitindo um uso mais eficiente da capacidade disponível.

Você também deve ler!

Internet de Fibra ótica: Como tirar o máximo proveito

A Nokia foi a primeira fornecedora de infraestrutura de telecomunicações a habilitar redes PON com velocidades de 25 Gbps, ultilizando o mesmo equipamento OLT (Optical Line Terminal) que está sendo implantado hoje nas extremidades das redes fixas GPON e XGS-PON.

Além disso, de acordo com a empresa de análise Dell’Oro, a Nokia foi líder de market share em 2021 para equipamentos XGS-PON. Nos EUA, sete em cada 10 casas que ultilizam fibra óptica são atendidas usando o kit Nokia FTTH.

Stefaan Vanhastel, CTO Nokia Fixed Networks, disse: “A fibra é a infraestrutura de banda larga definitiva. Tem capacidade quase ilimitada e requer apenas mudanças nos equipamentos eletrônicos localizados nas extremidades para aumentar a velocidade. Hoje, a fibra já pode entregar velocidades 10 Gbps e 25 Gbps. O 50 Gbps estará disponível na segunda metade desta década. Com essa demonstração de prova de conceito, mostramos que o 100 Gbps já está ao alcance; tudo com a infraestrutura de rede de fibra que está sendo construída hoje.”

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X