Casal que deixou 95% de Manaus sem internet, após furto de cabos de telecom, é preso

Casal que deixou 95% de Manaus sem internet, após furto de cabos de telecom, é preso

Em meados do mês passado, 95% de Manaus (AM) ficou sem internet após furtos de cabos telefônicos e de fibra ótica, totalizando 110 metros de cabos subtraídos e R$ 500 mil em prejuízo para a concessionária. O casal suspeito pela ação, Berenice Ribeiro, 33 anos, e Fábio Wilker dos Santos, 28 anos, foi preso na quinta-feira passada (28).

Segundo as investigações, no dia 17 de janeiro, a dupla foi até o centro da cidade e, entre 2h e 4h da manhã, retirou os tampões de ferro para que pudessem acessar a área de cabeamento das linhas telefônicas Em seguida, realizaram o corte e a retirada do material que foi levado até o bairro Novo Aleixo, zona Leste de Manaus, e vendido para uma sucataria.

Por conta do furto, hospitais, agências bancárias e o comércio da cidade ficaram sem comunicação.

Em declaração colhida pelo Portal do Holanda, o delegado Thomaz Vasconcelos Dias, titular da Delegacia Especializada em Roubos, Furtos e Defraudação (DERFD), explicou que para fazer o reparo desse cabeamento, não cabe emenda, portanto a empresa teve que fazer toda uma linha de aproximadamente 1000 metros de cabos telefônicos, o que demanda bastante tempo, emprego pessoal e equipe especializada, causando grande prejuízo.

Dados reunidos pela Conexis Brasil Digital, entidade que representa as maiores operadoras de telecomunicações do país, alertam para um crescimento de 15% no roubo ou furto de cabos telecom no Brasil entre 2022 e 2023.

No ano passado foram mais de 5,4 milhões de metros de cabos roubados ou furtados. Essas ações criminosas causaram prejuízo direto a mais de 7,6 milhões de pessoas.

São Paulo foi o estado que mais sofreu com essas ações criminosas. Durante o ano passado foram furtados ou roubados 1,450 milhão de metros. Aumento de 40% em relação ao ano 2022, quando haviam sido furtados 1,035 milhão de metros.

Segundo estado mais afetado por essas ações criminosas, o Paraná registrou queda no volume de cabos de telecom roubados. Em 2023 foram 955.178 metros de cabos furtados ou roubados, uma redução de 6%.

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X