‘Há mais iPhones no Brasil do que população’, afirma Paulo Guedes

‘Há mais iPhones no Brasil do que população’, afirma Paulo Guedes

Paulo Guedes, ministro da Economia do governo Bolsonaro, afirmou na última sexta-feira (11) que no Brasil “Há mais iPhones” do que número de habitantes.

A afirmação de Guedes ocorreu durante o discurso de lançamento do Plano Nacional de Fertilizantes, antecipado devido à crise surgida em decorrência do conflito entre a Rússia e Ucrânia.

Além disso, de acordo com Paulo Guedes, a pandemia foi um dos motivos cruciais para acelerar o avanço rumo a um futuro tecnológico no nosso país.

“A pandemia nos jogou aceleradamente para um futuro que nós já estávamos vivendo. Nosso presidente já era digital e somos o quarto maior mercado digital do mundo. Tem mais iPhones no Brasil do que população. Os brasileiros têm um, dois iPhones, às vezes”, afirmou Paulo Guedes.

Paulo Guedes iPhones Brasil
O ministro da Economia Paulo Guedes com dois smartphones. Na mão esquerda, Guedes segura um iPhone.

Sem dados, Guedes relativiza o uso de smartphones

No entanto, a afirmação do Ministro da Economia não se embasa em dados, pois o número de aparelhos da Apple correspondem por 9,36% do mercado brasileiro.

Uma pesquisa da FGV (Fundação Getúlio Vargas) sobre o uso de tecnologias da informação em 2021 atesta que há 242 smartphones no Brasil, ou seja, 30 milhões a mais que a população do país.

“São 242 milhões de celulares inteligentes (smartphones) em uso no Brasil em junho de 2021. Adicionando os notebooks e os tablets, são 346 milhões de dispositivos portáteis, ou seja, 1,6 DISPOSITIVO PORTÁTIL POR HABITANTE”, informa a pesquisa da FGV.

Portanto, a pesquisa aponta que parte da população do Brasil possua mais de um aparelho celular, mas os iPhones não são os celulares mais usados, contrariando a afirmação de Paulo Guedes.

Brasil tem iPhones mais caros do mundo, mas Paulo Guedes ignora este fato

No nosso país, as marcas de celulares mais usadas são Samsung (40,54%), Motorola (26,87%), Xiaomi (11,45%) e LG (9,48%).

Isso é um reflexo do Brasil ser o país onde os iPhones são os mais caros do mundo, pois a LG já abandonou o mercado de smartphones, mas continua na frente da Apple.

Leia mais: Brasil é o país com os iPhone SE, iPad Air 5 e Mac Studio mais caros do mundo

O modelo mais barato dentre os aparelhos novos é o recém-lançado iPhone SE, que custa a partir de R$ 4.199.

O novo iPhone SE 2 foi lançado na semana passada.

O iPhone 13 Pro Max, lançado no ano passado, é o mais caro, cuja versão mais básica está disponível por R$ 10.142. As informações sobre os preços citados são de acordo com o site da Apple Brasil.

Analistas políticos afirmam que o ministro não conhece a realidade brasileira por fazer inúmeras declarações que não se baseiam em dados e não condizem com a verdade.

Guedes já afirmou que no período de baixa do dólar, empregadas domésticas viajavam para a Disney.

Para além dos iPhones que superam a população, Paulo Guedes também afirmou que o Brasil é uma nação de “profundidade digital”.

Entretanto, uma pesquisa do Instituto de Defesa do Consumidor apontou que 45% da população do Brasil ficam sem internet pelo menos uma semana por mês.

Leia também: Reclamações sobre a internet no Brasil aumentaram 15% em um ano

Agora, com os iPhones, Paulo Guedes atesta não ter noção do alto custo dos celulares da Apple no Brasil, presentes nas classes mais ricas.

Além disso, o consumidor brasileiro prefere adquirir iPhones usados. Isso porque os modelos mais novos são os mais caros do mundo tendo devido à quantidade de impostos no produto.

O dia em que o celular chegou ao Brasil

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X