Europa aprova lei que obriga os celulares a terem bateria removível e atualizações por 5 anos

Europa aprova lei que obriga os celulares a terem bateria removível e atualizações por 5 anos

Um projeto chamado de Right do Repair, ou Direito de Conserto, que envolve dispositivos eletrônicos, está avançado cada vez mais na União Europeia. Mais recentemente, nesta quarta-feira (16), parlamentares europeus aprovaram de forma unânime uma resolução que prevê atualizações de softwares para celulares em, pelo menos, 5 anos.

Outra proposta também foi votada esse mês, e tem como objetivo fazer com que smartphones como iPhone ou a linha Galaxy da Samsung voltem a ter baterias removíveis para facilitar o conserto, principalmente por conta própria por parte dos consumidores.

Leia também:

O carregamento rápido prejudica a bateria do smartphone?
O que acontece se eu tirar a bateria da placa-mãe?

Muitos cidadãos europeus preferem consertar seus smartphones

bateria removível

Em uma pesquisa recente, foi revelando que a maioria dos europeus têm intenção de consertar seus smartphones ao invés de comprar novos. Mais precisamente 77% deles. E 79% desses cidadãos afirmaram que acham que as fabricantes deveriam sim ser obrigadas a fazer esses consertos ou substituir peças com defeito.

Além disso, os membros do Parlamento Europeu anunciaram um texto dentro do movimento Direito de Conserto onde darão para os consumidores e para as firmas independentes todas as informações necessárias para que eles possam realizar manutenções e consertos nos aparelhos, de forma gratuita.

Em relação a atualização de software, eles acreditam que deveria existir um limite mínimo, já que atualmente cada empresa escolhe esse prazo e muitas oferecem apenas uma atualização.

Para eles, qualquer prática que limite o direito de conserto de aparelhos fora de lojas autorizadas ou que façam com que o aparelho fique obsoleto, são consideradas “ações comerciais injustas” e devem ser punidas.

Eles pretendem, inclusive, criar ações para estimular com que os cidadãos realmente queiram consertar os seus aparelhos para combater essa obsolescência dos dispositivos.

Lei de bateria removível é aprovada pela EU

bateria removível

A lei que prevê as baterias removíveis tem como objetivo promover reparos constantes nela para que possa ter uma vida útil maior ou até mesmo facilitar a troca quando preciso. Existe um projeto de lei exclusivo para esse assunto, chamado de Regulamentação de Baterias.

Ela prevê que essa bateria seja removível e teve um avanço essa semana, quando os políticos aprovaram a introdução dessas medidas mais duras. A previsão é que o Direito de Conserto comece a entrar em vigor a partir do terceiro trimestre de 2022, e a Regulamentação de Baterias comece a valer em 2 anos, a partir de 2024.

Fonte: Right do Repair

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X