A bateria da placa-mãe, também chamada de bateria CMOS, é um pequeno componente do PC responsável por algumas funções. Mas o que acontece se você tirar a bateria da placa-mãe? Bom, não recomendamos que você faça isso, afinal, o PC precisa dela para funcionar corretamente. Mas tirar a bateria da placa-mãe acarreta alguns problemas imediatos.
O primeiro deles e que você perceberá facilmente é o desajuste no relógio do computador. Imagine que a hora exibida pelo seu computador está correta. Daí você o desliga e volta a usá-lo no dia seguinte. Sem a bateria CMOS o relógio não tem como saber qual a hora certa. E, por isso, você precisa configurá-lo novamente.
Leia também
Entenda os códigos de erro da BIOS mais comuns
O computador liga e desliga na mesma hora: o que pode ser?
Configuração do BIOS Setup
Outro problema que ocorre ao tirar a bateria da placa-mãe é a perda das configurações da BIOS. Mas isso só ocorre em modelos mais antigos, onde as configurações da BIOS ficam salvas na CMOS. Já faz alguns anos que os computadores salvam essas informações em um chip de memória Flash. Portanto, atualmente, a bateria da placa-mãe não serve mais para manter as configurações da BIOS.
Nos próximos parágrafos desse artigo irei explicar em mais detalhes para que serve a bateria CMOS, quais problemas o computador apresenta quando esta bateria acaba e como realizar a troca.
Para quê serve a bateria da placa-mãe?
A bateria da placa-mãe, que alguns também chamam de bateria CMOS, serve única e exclusivamente para alimentar dois componentes do PC. O primeiro deles é o relógio em tempo real. O segundo é o CMOS. Vou explicar o que é cada um deles.
CMOS
CMOS é a sigla em inglês para Semicondutor Complementar de Óxido Metálico (Complementary Metal Oxide Semicondutor). Na prática, o CMOS é uma pequena quantidade de memória RAM (128 ou 256 bytes) que tem por função salvar as configurações do Setup.
Ou seja, o CMOS salva informações tais como o tipo e modelo do processador, clock, quantidade de memória RAM, quantidade de unidades de armazenamento, prioridade de boot, dentre outras. Mas por se tratar de memória RAM a CMOS precisa de alimentação elétrica constante. Caso contrário ele perderá todos os dados ao ser desligado.
É aí que entra a bateria CMOS. Quando o PC é desligado, a bateria se encarrega de manter a alimentação elétrica do CMOS. Isso era muito comum em PCs mais antigos. Hoje em dia não se usa mais CMOS e os dados de setup da BIOS ficam salvos permanentemente em um chip de memória Flash.
Relógio em tempo real
O relógio em tempo real nada mais é do que um relógio digital integrado à placa-mãe. Esse relógio é alimentado eletricamente justamente pela bateria da placa-mãe. Dessa forma, quando você desligar o computador a data e hora do relógio continuarão funcionando corretamente.
Se você tirar a bateria da placa-mãe, a primeira coisa que vai acontecer será o reinício do relógio em tempo real. Daí, quando você fosse ligar o computador novamente, teria que configurar a data e a hora novamente. E enquanto a bateria não for trocada a data e a hora serão resetados sempre que o PC for desligado. Vamos combinar, isso é um inconveniente e tanto.
Quanto tempo dura a bateria da placa-mãe?
Por usar apenas uma pequena quantidade de energia, a bateria da placa-mãe costuma durar alguns anos. Às vezes ela chega a durar até 10 anos! Mas não tem como saber o tempo exato de duração da bateria e muito menos quando ela vai descarregar.
Porém, uma dica que pode ajudar a ter uma ideia da vida útil desse componente é saber a data de fabricação do PC. Mesmo que você compre o PC novo, direto da loja, se a sua fabricação for “antiga”, pode ser que a bateria da placa-mãe descarregue mais rápido.
Outra coisa que influencia na vida útil da bateria CMOS é justamente o uso do PC. Quanto mais tempo o PC ficar ligado, mais tempo a bateria vai durar. O motivo para isso é simples: a bateria não estará em uso enquanto o PC estiver ligado. Por outro lado, se o PC fica muito tempo desligado, a bateria da placa-mãe tende a descarregar mais rapidamente.
Sintomas de que a bateria da placa-mãe descarregou
Quando a bateria da placa-mãe descarrega ou apresenta algum defeito o computador logo acusa através de alguns sintomas. Abaixo listei alguns deles:
Mensagens de erro durante a inicialização
Quando você liga o computador e a bateria está descarregada algumas mensagens podem aparecer na tela de boot. Eis algumas possibilidades:
- CMOS checksum failure (“Erro de soma de verificação no CMOS”)
- CMOS read error (“Erro de leitura de CMOS”)
- CMOS battery state low (“Carga de bateria de CMOS fraca”)
- CMOS system options not set (“Opções de CMOS não estão definidas”)
- CMOS time and date not set (“Hora e data CMOS não estão definidas”)
Caso você veja alguma dessas mensagens acima, chegou a hora de tirar a bateria da placa-mãe e trocar por uma nova.
Data e hora erradas
Como explicado nos parágrafos acima, atualmente a principal função da bateria CMOS é manter o relógio em tempo real atualizado. Portanto, se você ligou o PC e notou que a data e a hora estão erradas, pode ser um sinal de que a bateria tenha descarregado.
Reinicie o computador algumas vezes para ter certeza. Se o problema se repetir, recomendo tirar a bateria da placa-mãe e trocar por uma nova.
Processo de boot demorado
Esse sintoma é menos comum, especialmente nos PCs modernos, mas pode acontecer. É a demora no processo de boot, ou seja, na inicialização. Quando a bateria CMOS descarrega, pode ocorrer a desconfiguração de alguns elementos que são checados no processo de boot.
Com isso eles são resetados para as configurações padrão e precisam ser identificados novamente, aumentando o tempo de inicialização do PC.
Como trocar a bateria da placa-mãe?
Se o seu computador está apresentando algum dos sintomas acima e você tiver constatado que a bateria CMOS morreu, chegou a hora de trocá-la. A boa notícia é que é muito fácil tirar a bateria da placa-mãe e colocar uma nova. Basta seguir este passo a passo.
- Passo 1. Primeiramente, desligue o computador e retire-o da tomada. É super importante que ele não esteja conectado a nenhuma fonte de energia. Assim você evita possíveis acidentes.
- Passo 2. Agora desparafuse e retire a tampa lateral do gabinete para ter acesso à placa-mãe. Para facilitar o trabalho, deite o gabinete de lado.
- Passo 3. Agora você deve encontrar a bateria na placa-mãe. Trata-se de uma bateria normal, em formato circular e de metal. Geralmente ela é encaixada deitada na placa-mãe, sem nenhum tipo de presilha. Mas alguns modelos estão presos por uma presilha ou até mesmo “em pé”, embora essa posição seja menos usual.
- Passo 4. Tirar a bateria da placa-mãe é muito simples. Você pode fazer isso com o dedo. Mas se estiver muito difícil, use algum objeto fino para fazer uma alavanca e então retirar a bateria.
- Passo 5. Agora é só colocar a bateria nova, que você comprou previamente e fazer a instalação. Observe os polos para instalar corretamente. De qualquer forma, a bateria só pode ser instalada de um lado, justamente para evitar esse tipo de erro. Você pode comprar essa bateria em qualquer loja de informática ou de eletrônicos. Basta pedir por uma bateria de computador. O modelo mais comum é o CR2032.
- Passo 6. A instalação da bateria não exige nenhum tipo de força. Basta colocá-la de forma inclinada por baixo dos encaixes pretos.
- Passo 7. Feito isso, feche a tampa lateral e ligue tudo novamente.
- Passo 8. Prontinho, agora é só ligar o PC, entrar na BIOS, fazer as configurações devidas, acertar a data e hora e usar o seu PC normalmente.
Agora você não se preocupará mais com isso por um longo período de tempo.
Deixe seu comentário