Toda vez que você liga o seu computador, provavelmente escuta um pequeno bip curto antes de tudo ser inicializado da forma correta. Porém, quando existe algum problema com a máquina, esse bipe pode mudar, e entender essa mudança pode ser a chave para entender e solucionar esse problema.
Por isso, neste artigo, vamos falar um pouco sobre a BIOS e os códigos de erros mais comuns que podem acontecer em computadores e que poderão ser identificados graças a esse sistema.
Leia também:
O que é um Supercomputador?
Como rastrear um endereço IP
O que é BIOS e para que serve?
A palavra BIOS é a sigla de Basic Input/Outpu System, ou, em tradução, Sistema Básico de Entrada e Saída. Esse sistema é fundamental para o bom funcionamento do computador já que é responsável por atividades essenciais, o que significa que se ele não funcionar, nada mais funciona.
Sua função principal é executar uma série de testes no sistema no momento em que o computador é ligado, ou seja, durante sua inicialização. Esses testes confirmam (ou não) que todos os componentes de hardware instalados na máquina estão funcionando como deveriam.
O teste é chamado de POST, de Power-On Self Test. É possível acompanha-lo quando você visualiza aquelas informações na tela durante a inicialização, antes do carregamento do Windows ou de qualquer outro sistema operacional que está instalado no computador.
Entre essas informações estão por exemplo a quantidade de memória instalada, os discos rígidos, os drives de disquete, as portas (seriais e paralelas) e drivers de CD. Por isso, caso haja algum problema relacionado a algum componente, a BIOS detecta e então emite um sinal sonoro que pode ser uma sequência de bips para alertar.
Em casos de alguns problemas mais específicos como, por exemplo, com o teclado ou alguma falha no disco rígido, ele emite uma mensagem na tela.
Esse sistema BIOS fica gravado em um chip com uma memória somente de leitura, ou seja, ROM. Isso garante sua segurança, e por isso não é possível alterá-lo, como desinstalar. Só é possível atualizar ou mudar as opções que ele oferece.
Entendendo os códigos de erro da BIOS
Quando o computador inicia de forma normal, é emitido um bip curto, e por isso se você já está acostumado a escutar esse barulhinho vai identificar com mais facilidade caso ele emita outro bip ou uma sequência, entendendo melhor os códigos de erro da BIOS.
Vale lembrar que esse código de bips pode mudar a depender da marca da BIOS, e também pode ter pequenas mudanças em relação a placa mãe instalada. Normalmente no manual da própria placa mãe eles sinalizam quais são os bips de os significados de cada um deles.
Confira as opções de códigos de erro da BIOS mais comuns que pode ser uma referência caso você não tenha esse manual em mãos:
1 Bip Curto: Post Executado com sucesso: Esse é o bip tradicional e que todo mundo quer ouvir. Ele indica que o teste foi realizado com sucesso e que todos os componentes do computador estão funcionando como deveriam. Fique atento a esse bip sempre que possível para saber distinguir quando ele muda. Caso o bip curto não possa ser ouvido e ainda assim o sistema inicializar corretamente, verifique se o alto falante está corretamente ligado à placa mãe.
1 Bip longos: Falha no Refresh (Refresh Failure): esse códigos de erro da BIOS indica que existe um problema com o circuito de refresh da placa-mãe. Isso pode ser causado devido a danos na própria placa mãe ou até mesmo por causa de falhas nos módulos de memória. Nesse caso tente testar a memória em outra máquina e faça o teste. As vezes pode ser também um mau contato, então antes de tudo é interessante remontar o computador tirando o cooler e o processador e colocando novamente.
1 Bip longo e 2 bips curtos ou 1 Bip longo e 3 bips curtos: Falha no Vídeo: Problemas com o BIOS da placa de vídeo. Nesse caso vale a pena tentar retirar a placa e passar uma borracha de vinil nos contatos. Em seguida, recoloque essa placa e, se possível, outro slot também para testar. É outro problema que pode ser causado por causa de mau contato.
2 bips curtos: Falha Geral: Não foi possível iniciar o computador. Nesse caso, existe uma falha grave em algum componente que está causando esse problema e o BIOS não conseguiu identificar qual é esse componente. Em geral isso acontece quando o problema é na placa mãe ou nos módulos de memória.
2 Bips longos: Erro de paridade: códigos de erro da BIOS acontece quando, durante o teste POST, o BIOS detecta erro de paridade na memória RAM. Esse erro ocorre quando o componente de hardware do computador está danificado, não estiver funcionando direito ou até mesmo se tem um driver incompatível instalado. O problema pode estar tanto nos módulos de memória quanto nos próprios circuitos de paridade. Uma forma de detectar o problema é fazer um teste com outros pentes de memória. Vale lembrar que, caso você esteja usando pentes de memória sem o bit de paridade, é preciso desativar a opção “Parity Check” no setup.
3 Bips longos: Falha nos primeiros 64 KB da memória RAM (Base 64k memory failure): Os 3 bips longos indicam que durante o POST o BIOS identificou problema grave nos primeiros 64 KB da memória RAM. Esse erro pode ser causado tanto por um defeito nas memórias quanto até mesmo na placa mãe. Mas também é mais um erro que pode ser causado por um mau contato, então vale a pena primeiramente experimentar retirar os pentes de memória para fazer uma limpeza nos contatos usando uma borracha de vinil e coloca-los de volta com cuidado. Essas borrachas são as mesmas utilizadas em escolas, principalmente as brancas.
4 Bips Longos: Timer não operacional: Mais um problema que pode estar relacionado com a placa mãe na maioria das vezes ou também nos módulos de memória. Nesse caso, o teste indica que o Timer 1 não está funcionando, ou seja, não está operacional. Também ocorre quando esse Timer não está conseguindo encontrar a memória RAM.
5 Bips: Erro no processador: Esse códigos de erro da BIOS por muitas vezes é simples de ser resolvido. Ele indica que o processador está danificado ou mal encaixado. No caso de danos, não há o que se fazer, porém no caso de estar mal encaixado é só dar uma ajeitadinha, então vale sempre a pena fazer isso antes de mais nada. Confira se o processador está bem encaixado e, se precisar, tire-o e coloque-o de novo. Sempre confira se a alavanca do soquete Zif está abaixada, já que muitas vezes por descuido isso pode ser esquecido.
6 Bips: Falha no Gate 20 (8042 – Gate A20 failure): O gate 20 é um sinal gerado pelo chip 8042, responsável por colocar o processador em modo protegido. Neste caso, o problema poderia ser algum dano no processador ou mesmo problemas relacionados com o chip 8042 localizado na placa mãe.
7 Bips: Processor exception (interrupt error): Indica que houve uma interrupção de exceção gerada pelo processador. Ou seja, ele está apresentando um comportamento errático e pode acontecer caso exista um overclock mal sucedido. Caso o problema persista, a dica é baixar a frequência de operação do processador e, caso isso não dê certo, trocá-lo.
8 Bips: Erro na memória da placa de vídeo (display memory error): Mais um problema que pode estar sendo causado devido a um mau contato, nesse caso na placa de vídeo. Dessa forma, é aconselhável também retirar a placa de vídeo, passar uma borracha em seus contatos e depois recoloca-la com cuidado no slot. Caso isso não resolva o problema, provavelmente é porque ela está danificada e precisa ser substituída.
9 Bips: Erro na memória ROM (rom checksum error): Esse é um problema na própria memória FLASH, que é onde está gravado o BIOS. Pode acontecer devido a um dano físico a essa memória ROM, por uma atualização mal sucedida, ou até mesmo por causa de algum vírus do tipo Chernobil.
10 Bips: Falha no CMOS shutdown register (CMOS shutdown register error): O chamado de shutdown register enviado pelo CMOS apresentou erro. Este problema é causado por algum defeito no CMOS. Nesse caso será um problema físico do chip, não restando outra opção senão trocar a placa mãe.
11 Bips: Problemas com a memória cache (cache memory bad): Surge quando é detectado um erro na memória cache. Quando isso acontece, normalmente o BIOS permite a inicialização do sistema, porém desabilita a memória cache, o que não é muito bom já que deteriorar o desempenho do sistema consideravelmente. Você pode tentar acessar o setup e aumentar os tempos de espera da memória cache. As vezes isso faz com que ela volte a funcionar normalmente.
Códigos de erro da BIOS AMI
Confira também alguma códigos que podem aparecer para quem utiliza o sistema BIOS AMI
Nenhum Bip: Significa problema, já que o certo é sempre ouvir o bip curto de inicialização. Caso não haja nenhum som, é provável que exista algum erro na coluna, na placa mãe ou até mesmo na fonte de alimentação da máquina. Nesse caso é sempre bom conferir as ligações da coluna e da fonte de alimentação e substituir essas peças caso seja necessário. Caso nada disso resolva, é preciso substituir a placa mãe.
1 bip curto: Refresh da RAM: Erro na placa mãe que acarreta em interrupção no relógio ou problemas no controlador. A solução nesse caso é substituir a placa mãe.
2 bips curtos ou 3 bips longos: problemas de memória: caso o monitor esteja ligando, procure por alguma mensagem de erro na tela. Verifique os chips de memória para ver se estão bem presos e encaixados ou então substitua a memória para testar.
4 bips curtos: avaria do relógio do sistema: esse é um erro que requer a troca da placa mãe.
5 bips curtos: avaria da CPU: nesse caso quem precisa ser substituído é o CPU.
6 bips curtos: erro do teclado: esse códigos de erro da BIOS indica que o teclado não está funcionando como deveria, então o primeiro passo e trocá-lo. Caso o erro persista, substituía o chip. Se nada disso resolver, será preciso substituir a placa mãe.
7 bips curtos: erro do CPU: substitua o CPU e/ou a placa mãe.
8 bips curtos: avaria da placa gráfica: erro que indica um problema com a placa gráfica. Primeiro, verifique se ela está bem presa e encaixada e, se preciso, retire-a e coloque novamente. Caso persista, será preciso substituí-la.
9 bips curtos: erro de ROM Checksum: indica dano na ROM da BIOS, ou seja, onde o sistema está armazenado. Nesse caso é possível substituir a ROM da BIOS ou a placa mãe, que é mais fácil
10 bips curtos: problema com o CMOS: substituía a placa mãe
11 bips curtos: problema na memória cache L2: significa que o computador desligou a memória cache L2. Nesse caso é possível substituir essa memória e, se necessário, também a placa de vídeo.
1 bip longo e 3 bips curtos: falha no teste de memória RAM durante os primeiros 64 KB: pode ser um mal contato, então vale a pena retirar a memória, fazer uma limpeza e passar a borracha. Caso não resolva, é preciso substituir a memória RAM ou a placa mãe.
1 bip longo e 8 bips curtos: problema na placa de vídeo: algum problema na placa de vídeo. Tente encaixá-la novamente e, caso não resolva, é preciso substituir a peça ou usar um adaptador em um slot PCI.
Deixe seu comentário