Duas unidades do primeiro PC da história foram encontradas numa casa por uma empresa de limpeza

Duas unidades do primeiro PC da história foram encontradas numa casa por uma empresa de limpeza

A empresa londrina de resíduos, Just Clear, recentemente fez uma descoberta notável enquanto realizava uma tarefa rotineira de limpeza em uma residência. Ao vasculhar entre caixas aparentemente aleatórias, a equipe encontrou duas unidades do primeiro microcomputador de mesa já fabricado: o Q1 PC, da Q1 Corporation, lançado em 1972.

A descoberta, que poderia facilmente ter passado despercebida, acabou se tornando um pequeno tesouro histórico da computação, e os microcomputadores viraram artefatos de coleção. Eles ficaram em exibição na Kingston University, em Surrey, Inglaterra, até a semana passada.

Leia também:

Inteligência artificial imagina como devem ter sido os primeiros protótipos do Game Boy
Youtuber gasta US$ 43.000 para adquirir vesão lacrada do primeiro iPhone

O valor histórico dos Q1 PC

Q1 PC

O Q1 PC foi um modelo verdadeiramente pioneiro, representando o primeiro PC desktop equipado com um microprocessador de chip único totalmente integrado, incluindo a CPU.

Utilizando a CPU Intel 8008, uma unidade de processamento de 8 bits capaz de lidar com 16KB de memória e atingir uma velocidade máxima de clock de 800 kHz, esse dispositivo chega como testemunho dos primórdios da revolução dos computadores pessoais. Embora os números possam parecer modestos pelos padrões atuais, na década de 1970, esse poder de processamento de 16KB era tão revolucionário quanto os atuais 16GB.

Brendan O’Shea revela que, no momento da descoberta, não tinha noção do quanto ela era significativa:

“Ocasionalmente, nos deparamos com itens considerados importantes o suficiente para preservar e arquivar para o futuro em um leilão ou, neste caso, uma exposição. Me disseram que esses modelos são extremamente raros, então encontrar um par deles é empolgante além das expectativas.”

Ele ainda revelou que estava “honrado por poder compartilhar essas peças da história com o público” e “contribuir para a celebração da computação vintage.”

Uma breve história da Q1 Corporation

Q1 PC

A Q1 Corporation, responsável pelo desenvolvimento desse computador pioneiro, também conta com uma história intrigante. Lançado em 1972, o Q1 PC foi produto da Q1 Corporation, que, surpreendentemente, foi adquirida em 1974, apenas dois anos após o lançamento do dispositivo que marcaria uma geração.

Uma curiosidade adicional relacionada à Q1 Corporation envolve o design da CPU Intel 8008. Originalmente destinada ao Computer Terminal Corporation’s DataPoint 2200, a CPU Intel 8008 acabou sendo utilizada no Q1 PC graças a um atraso na entrega pela Intel.

Dessa forma, a CPU que antes era planejada para o DataPoint 2200 acabou se tornando a CPU 8008 da Intel, e a CTC acabou usando uma CPU própria para o DataPoint 2200, que foi lançado em 1971 como um desktop PC com microprocessador de vários chips e não com um chip único como no caso do Q1.

A chegada de CPUs com vários núcleos só acabou acontecendo nos anos 2000, ou seja, quase 30 anos depois do lançamento do Q1 PC.

Unidades do Q1 PC ficaram em exibição para o público

Durante alguns dias, as duas unidades do Q1 PC descobertas estiveram em em exibição na Kingston University, oferecendo uma oportunidade para que pessoas curiosas ou até mesmo entusiastas da tecnologia pudessem ver de perto e ao vivo uma peça que fez parte da história dos primórdios dos computadores.

Paul Neve, co-criador da exposição do Departamento de Ciência da Computação da Universidade de Kingston, disse:

“Não haveria PCs, Macs, iPhones ou Androids sem a Q1 Corporation. Os pioneiros dos anos 1970 e 1980 lançaram as bases para o dispositivo ‘tudo em um’ de hoje – o computador moderno, que é tão ubíquo na vida cotidiana. Dependemos de computadores para nosso trabalho, comunicação, produtividade e entretenimento, mas sem os pioneiros iniciais, nada disso existiria.”

A exibição, que contava com 60 máquinas diferentes que mudaram nossas vidas, incluindo Atari, Sinclair ZX81, ZX Spectrum, Sinclair QL, BBC Micro, Acorn Electron, Amstrad, Commodore e Dragon 32, já foi encerrada na semana passada e provavelmente em breve as unidades deverão ser ou doadas ou leiloadas para compradores privados e colecionadores.

De qualquer forma, essa descoberta destaca a importância de preservar os marcos históricos da tecnologia e nos lembra do quão longe chegamos desde os humildes 16KB e 800 kHz do Q1 PC. Embora o mundo da tecnologia esteja avançando cada vez mais rápido e isso seja importante, também é válido sempre ter em mente e valorizar cada passo dessa jornada, principalmente peças e ocasiões que pavimentaram esse caminho.

Fonte: tomshardware

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X