Fabricante chinesa anuncia CPU com 16 núcleos e 32 threads visando o mercado de servidores

Fabricante chinesa anuncia CPU com 16 núcleos e 32 threads visando o mercado de servidores

A fabricante chinesa de processadores Loongson anunciou um novo processador, direcionado ao segmento de servidores. Batizado de Loongson 3C6000, esse chip conta com 16 núcleos e 32 threads e promete melhorias significativas de desempenho em relação à geração anterior, o Loongson 3C5000.

No entanto, a companhia não entrou em detalhes técnicos sobre essa evolução na performance entre as duas gerações de processadores. O plano da Loongson é seguir aumentando o IPC (instruções por ciclo de clock) nas próximas gerações, assim como a contagem de núcleos, que pode chegar a 64 núcleos, graças a tecnologia de interconexão DragonChain.

Evidentemente a empresa também concentra seus esforços em otimizar a experiência do usuário e aumentar a eficiência em tarefas importantes, como a renderização 3D.

Além do segmento de servidores, a Loongson também investe em processadores em arranjos mais modestos, visando outras faixas de clientes. Um exemplo de chip nesse sentido é o Loongson 3A6000. Esse modelo conta com 4 núcleos e 8 threads e roda com clock de 2.5 GHz.

Você também deve ler!

Esse processador da AMD custa mais de R$ 80 mil

Entenda o que são as threads dos processadores

Atualmente, a Loongson divide seus processadores em, 3 segmentos:

  • Loongson 1 – voltado para microcontroladores, podendo abranger diversos dispositivos;
  • Loongson 2 – voltado para controle industrial e terminais;
  • Loongson 3 – voltado para desktop e o mercado de servidores.

O Loongson 3C6000 faz parte da faixa Loongson 3, assim como outras opções de chips da empresa: LS3A5000, LS7A2000, LS7A1000, LS3C5000.

Preço e disponibilidade

Essas informações não foram reveladas.

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X