Conector de energia PCIe 5.0 poderá fornecer até 600W de potência

Conector de energia PCIe 5.0 poderá fornecer até 600W de potência

Vazaram as especificações do conector de energia do padrão PCIe 5.0 que poderá fornecer até 600 Watts de potência.

De acordo com o perfil do twitter @momomo_us, os dados são de documentos da Intel, responsável por definir as especificações do padrão ATX, sendo este o padrão de fornecimento de energia para placas-mãe.

A Intel criou o padrão em 1995 e desde então determina suas especificações, bem como as alterações em cada geração.

Leia também!

Desse modo, o conector de energia PCIe 5.0, sob a alcunha de 12VHPWR é a próxima gerações para as futuras placas de vídeo.

Conector de energia PCIe 5.0
Tipos de cabos e conector PCIe 5.0. Créditos: @momomo_us/Twitter

Conector de energia PCIe 5.0 não será compatível com conectores anteriores

De acordo com os slides postados no Twitter, o conector irá suportar até 600W em sua configuração máxima,  mas não fornecerá suporte a módulos de 450W, 300W e 150W.

Além disso, os documentos vazados mostram a configuração binária dos sinais das bandas laterais Sense0 e Sense 1. A interação entre ambos os sinais permitirá que a GPU alcance a potência média de 350W e a potência máxima de 600W com o Conector de energia PCIe 5.0.

 

Caso os sinais estejam com abertura de banda, a placa de vídeo em questão receberá, inicialmente, 100W, com um alcance máximo de 150W.

O design do padrão ATX 3.0 atesta que esse conector de energia não será compatível com conectores de 6 e 8 pinos devido às suas diferentes características, isso porque o 12VHPWR terá um espaçamento de 3 mm entre os pinos.

Especificações de energia. Créditos: @momomo_us/Twitter

Portanto, o 12VHPWR possui 12 pinos de contato para a energia e mais quatro para operar os sinais de bandas laterais.

No entanto, possivelmente as GPUs com esse conector PCIe 5.0 deverão funcionar em outros padrões ATX através de adaptadores.

Rumores indicam que a próxima geração de GPUs da Nvidia, a GeForce RTX 4000, terá esse tipo de conector com 12 pinos para energia e quatro para os sinais de bandas loterias.

Aliás, o plano da NVIDIA era lançar a RTX 3090 Ti Founders Edition com esse padrão.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X