SSDs alcançarão velocidade de 14 GB/s com o PCIe 5.0

SSDs alcançarão velocidade de 14 GB/s com o PCIe 5.0

A maioria das empresas ainda não mudou toda a sua linha de SSDs NVMe para usar o PCI Express 4.0. No entanto, os SSDs PCIe 5.0 para desktops já podem ser vislumbrados no horizonte.

A empresa de armazenamento Silicon Motion disse em uma recente teleconferência de resultados que espera que seus controladores SSD compatíveis com PCIe 5.0 estejam disponíveis em 2024, abrindo as portas para uma ampla variedade de unidades de alto desempenho de diferentes fabricantes.

Leia também
WD perdeu 6,5 bilhões de GB de chips NAND: preço dos SSDs pode subir
ANÁLISE: SSD externo WD Black D30 Game Drive

A fabricante de SSDs ADATA deu uma prévia de alguns SSDs PCIe 5.0 na CES, que ocorreu em janeiro. Mas não deu nenhum indício de quando deverá lançar os equipamentos.

Os SSDs demonstrados ostentaram velocidades de leitura de até 14 GB/s e velocidades de gravação de até 12 GB/s usando um controlador Silicon Motion SM2508. Os SSDs PCIe 4.0 de última geração, como o 980 Pro da Samsung, atingem aproximadamente metade dessas velocidades.

Outros relatórios sugeriram que esses SSDs PCIe 5.0 chegarão no final de 2022, mas de acordo com outras fontes, isso se aplica apenas à versão mais recente do controlador PCIe 5.0 da Silicon Motion para SSDs corporativos, ou seja, os dispositivos que acabam em servidores e data centers, não os que normalmente acabam em PCs desktops e notebooks. Os primeiros SSDs PCIe 4.0 para PCs de consumo também foram demonstrados na CES alguns anos antes de se tornarem produtos que você realmente poderia comprar.

Para 2022 e 2023, a Silicon Motion continuará a se concentrar nesses SSDs PCIe 4.0. SSDs econômicos como o WD Black SN770 SE da Western Digital estão apenas começando a fazer a transição para o PCIe 4.0. Além disso, seus controladores e memória flash ainda não são rápidos o suficiente para se beneficiar muito da largura de banda extra. A Silicon Motion também diz que os SSDs PCIe 4.0 só se tornaram comuns em PCs pré-montados no ano passado devido aos requisitos de “verificação e testes extensivos”.

Se você quiser preparar seu PC para o futuro de SSDs PCIe 5.0 quando eles chegarem, os processadores “Alder Lake” de 12ª geração da Intel e os próximos CPUs Zen 4 da série Ryzen 7000 da AMD suportam PCIe 5.0.

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X