NVIDIA desistiu de comprar a ARM, segundo jornal americano

NVIDIA desistiu de comprar a ARM, segundo jornal americano

Aparentemente, a NVIDIA desistiu de comprar a ARM e já se prepara para executar os procedimentos para sair do negócio.

A decisão da gigante das placas de vídeo é fruto do progresso quase inexistente em obter aprovação das autoridades em relação à possível aquisição de US$ 40 bilhões, de acordo com o jornal Bloomberg.

Fontes próximas do assunto revelaram ao jornal que a NVIDIA informou às empresas parceiras não ter expectativa que a compra da ARM seja aprovada. Por outro lado, a SoftBank, conglomerado japonês e holding da ARM, inicia os preparativos para abrir o capital da fabricante de chips.

A SoftBank tomou essa iniciativa como alternativa caso a NVIDIA desistisse da transação.

NVIDIA ARM

Possível fracasso na aquisição acontecerá pela pressão de governos e empresas rivais 

Quando a NVIDIA anunciou a compra da ARM, em setembro de 2020, o assunto foi um dos mais comentados pela imprensa especializada em todo mundo devido ao enorme valor da aquisição. No entanto, a aquisição não agradou os órgãos reguladores, bem como a indústria de semicondutores e as empresas clientes da ARM.

Desse modo,  a Comissão Federal de Comércio do Governo dos Estados Unidos (FTC – Federal Trade Comission), em dezembro do ano passado, entrou com uma ação judicial para barrar a fusão das duas empresas. 

À época, de acordo com a FTC, caso a compra ocorresse, a NVIDIA teria controle total sobre os designs de chips da ARM, tornando a empresa de Jensen Huang muito poderosa.

Portanto, a repercussão negativa da aquisição se dá pelo simples motivo de que os chips da ARM estão presentes em praticamente todos os dispositivos eletrônicos, desde celulares a carros, com um modelo de negócios baseado na neutralidade.

E devido a essa neutralidade, que as maiores empresas de tecnologia são contra a aquisição. Qualcomm, Microsoft, Intel e Amazon são alguns dos nomes que agiram para fornecer, a reguladores de todo o mundo, informações que podem destruir a aquisição.

 

Leia também: Microsoft, Qualcomm e Google querem barrar a aquisição da ARM pela NVIDIA

Ao se oporem contra a aquisição, Qualcomm, Intel e Google afirmaram que a NVIDIA não conseguirá preservar a independência da ARM por ser também uma cliente da empresa.

NVIDIA ARM
a CPU Grace da NVIDIA, baseada em arquitetura ARM. Créditos: Nvidia

Portanto, caso a NVIDIA consiga a aprovação, a empresa se tornaria um Leviatã da indústria, pois a companhia fundada por Jensen Huang já é um império da fabricação de chips. Atualmente, a NVIDIA é a empresa americana com maior valor de mercado na indústria de semicondutores.

ARM e NVIDIA contra o resto do mundo

Além disso, a NVIDIA desistiu de comprar a ARM devido a outro fator extremamente importante: a China. No país asiático, as autoridades estão dispostas a bloquear aquisição caso essa seja aprovada por outros reguladores, de acordo com outra fonte do Bloomberg.

Além dos EUA e da China, a NVIDIA precisa da aprovação da União Europeia e do Reino Unido para comprar a ARM.

Leia mais: Compra da ARM pela Nvidia ganha maior prazo de análise pela União Europeia

Mesmo assim, os executivos de ambas as empresas ainda então apelando às agências reguladoras sobre a aquisição e, de acordo com as fontes, ainda não houve uma decisão final.

Aliás, em meio a todos esses empecilhos, tanto a NVIDIA quanto a ARM se mantém comprometidas com a aprovação da compra.

Bob Sherbin, porta-voz da NVIDIA, afirmou que ambas as empresas continuam com o mesmo posicionamento apresentado na última petição. Ou seja, que tal transação “oferece uma oportunidade de acelerar os trabalhos da ARM e impulsionar a concorrência e a inovação”.

A SoftBank, por sua vez, afirmou sucintamente que continua esperançosa em relação à aprovação do negócio.

Entretanto, mesmo com as declarações positivas dos executivos das duas empresas, segundo as fontes do Bloomberg, o negócio criou divergências na NVIDIA. Alguns funcionários da empresa já estão conformados com o fracasso da aquisição, enquanto outros acreditam que os diretores da NVIDIA poderiam tirar vantagem da ação da FTC para apresentar os méritos da transação.

OPINIÃO: O caos está instalado com a aquisição da ARM pela NVIDIA

Na SoftBank, também há divisões com o mesmo pensamento. Alguns querem a aquisição, especialmente devido ao preço das ações da Nvidia, mas outros preferem que a ARM se torne uma empresa de capital aberto.

Enquanto isso, o prazo para aprovação da compra da ARM se encerra em 13 de setembro. Tendo em vista a lentidão dos processos dos órgãos reguladores, é justificável a intenção da NVIDIA em desistir de comprar a ARM.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X