Microsoft, Qualcomm e Google querem barrar a aquisição da ARM pela NVIDIA

Microsoft, Qualcomm e Google querem barrar a aquisição da ARM pela NVIDIA

Quando a NVIDIA adquiriu a ARM era previsível que uma fusão vertical dessa magnitude iria causar uma enorme resistência, não apenas em órgãos antitruste, mas também entre os próprios pares da gigante responsável pela linha GeForce. As grandes empresas de tecnologias já estão se movimentando para barrar essa aquisição, que pode ser responsável por uma grande mudança no mercado. A NVIDIA dispensa comentários em relação a sua atuação, em relação a ARM, vale lembrar que ela é a responsável por licenciar tecnologias que são determinantes para o desenvolvimento da arquitetura que, entre outras coisas, é a base dos chips voltados para dispositivos móveis.

De maneira formal, Microsoft, Qualcomm, Google, assim como outras empresas de tecnologia, encaminharam uma reclamação aos órgãos reguladores expressando preocupação caso essa aliança entre NVIDIA e ARM seja concretizada. Vale lembrar que, embora ambas as partes já estejam de acordo com a aquisição (negócio fechado por US$ 40 bilhões), órgãos antitruste podem barrar o negócio. De acordo com a CNBC, a Qualcomm disse à Comissão Federal de Comércio Europeia, à Autoridade de Concorrência e Mercados do Reino Unido e à Administração Estatal Chinesa para Regulamentação de Mercado que se sente preocupada sobre a compra da ARM pela NVIDIA.

O grande risco que as empresas de tecnologia enxergam com essa aquisição é que a NVIDIA poderia manter as tecnologias da ARM para si e evitar que outros fabricantes de chips usem a propriedade intelectual da ARM. A Qualcomm cita, de acordo com fontes anônimas consultadas pela CNBC, que a NVIDIA não será capaz de capitalizar totalmente esta aquisição sem cruzar certos limites que preocupam as pessoas.

Você também deve ler!

OPINIÃO: O caos está instalado com a aquisição da ARM pela NVIDIA

Em setembro do ano passado, quando o acordo entre NVIDIA e ARM foi anunciado, a NVIDIA, por intermédio de seu CEO, Jensen Huang, que a ARM continuará utilizando o modelo de licenciamento aberto, mantendo a neutralidade global com seus clientes. Os parceiros da ARM também poderão continuar tirando proveito das inúmeras inovações que a NVIDIA está trazendo. Uma declaração que já antevia as complicações em relação ao processo de concretização do negócio.

Jensen Huang

Com toda a carga de propriedade intelectual que a ARM dispõe nas mãos da NVIDIA, as empresas de tecnologia entendem que isso poderia fortalecer de maneira desmedida a posição da empresa das placas GeForce no mercado de inteligência artificial.

As autoridades regulatórias já estão investigando a fundo esse processo de aquisição da ARM pela NVIDIA. Essa história vai bem longe ainda.

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X