Backup ilimitado do WhatsApp no Drive pode estar chegando ao fim

Backup ilimitado do WhatsApp no Drive pode estar chegando ao fim

Ter espaço na nuvem vem se tornando cada vez mais necessário, principalmente para aplicativos de conversas e arquivos. O Google Drive é um dos serviços de nuvem mais usados, porém aos poucos a empresa começa a apertar o cerco e dessa vez quem está na mira é o backup do WhatsApp.

Até o momento, todos os backups do WhatsApp no Android podem ser salvos no Google Drive de forma ilimitada, ou seja, sem descontar do espaço que o usuário tem dentro do serviço. Só que isso pode estar perto de acabar, segundo o WABetaInfo.

Leia também:

Como fazer Backup no WhatsApp – no Android, iPhone e pelo PC
WhatsApp: criptografia ponta a ponta, agora também para backups

Novos indícios apontam para o fim do backup ilimitado no WhatsApp

Caso isso aconteça, o espaço para que você guarde suas conversas do mensageiro no Google Drive vai descontar do seu limite. Então, para quem usa a versão gratuita do serviço de armazenamento, esse backup tomará parte dos 15 GB disponíveis.

Segundo o site WABetaInfo, o Google já está trabalhando em uma mudança que alterar o antigo acordo que a empresa tinha com o WhatsApp de manter esse backup ilimitado e não descontando do armazenamento do usuário.

Os primeiros indícios de que isso irá acontecer já foram notados há alguns meses. Em outubro do ano passado, eles descobriram uma função recente presente no gerenciamento de arquivos que permite a exclusão de algumas mensagens ou de mídias que não são importantes na hora de criar um arquivo de restauração.

WhatsApp

Ou seja, como agora o backup vai tomar espaço no seu armazenamento do Google Drive, você poderá escolher deixar de lado algumas conversas ou arquivos que não sejam tão importantes. E a depender do espaço livre que você tiver no serviço, essa seleção será obrigatória caso o backup inteiro não caiba.

E agora eles encontraram mais pistas revelando que isso de fato pode estar perto de acontecer, também nas linhas de códigos do WhatsApp. Nelas, é possível ver mensagens de notificações sobre o limite de backup, revelando detalhes como “leia mais”, aviso de quando o limite for atingido, mudanças no backup, entre outros.

WhatsApp

Armazenamento grátis do Google começa a ficar mais apertado

Parece que o Google está mesmo apertando o cerco no seu limite grátis de armazenamento para que os usuários fiquem tentados a pagar mais para ter mais espaço. Isso porque não é o primeiro passo da empresa nessa direção. No ano passado, eles cortaram também o backup ilimitado do Google Fotos no serviço, então todas as fotos e vídeos salvos na nuvem descontam do espaço disponibilizado no Drive. No caso de contas gratuitas, 15 GB.

Ainda não é possível saber quando essa limitação do backup do WhatsApp vai entrar em vigor, mas ao que tudo indica ela está cada dia mais próxima, infelizmente. Por isso, vale a pena ficar de olho nas próximas atualizações lançadas pelo aplicativo, já que podem trazer mais novidades sobre essa mudança.

Fonte: WABetaInfo

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X