WhatsApp: criptografia ponta a ponta, agora também para backups

WhatsApp: criptografia ponta a ponta, agora também para backups

O WhatsApp já é conhecido pela sua segurança e sua criptografia de ponta a ponta, e agora essa tecnologia será implementada também nos backups das conversas, aumentando ainda mais a proteção dos dados.

Hoje em dia é possível fazer o backups das conversas do mensageiro tanto no Google Drive quanto no iCloud a depender do sistema operacional do seu smartphone. Todos esses dados são protegidos pelo provedor de serviço de nuvem e por isso o WhatsApp não tem acesso a eles.

Backup de ponta a ponta no WhatsApp

whatsapp

Com a opção de criptografia no backup de ponta a ponta (E2EE), o usuário poderá habilitar essa opção e dessa forma nem o mensageiro e nem o provedor dos serviços de backup poderão ter acesso a esses dados e essas mensagens.

A opção de segurança funciona tanto para Android quanto para iOS e com ela o usuário poderá escolher proteger o material tanto com uma chave manualmente ou com uma senha. Ao escolher a senha, a chave fica armazenada no Backup Key Vault, construído com base em um hardware bastante especializado e seguro.

Com isso, quando o usuário quiser acessar as conversas no backup ele poderá usar essa chave de criptografia através de uma senha. A senha também será necessária para recuperar os dados do backup. Assim que ela é verificada, o Backup Key Vault vai liberar a chave de criptografia.

Caso o usuário prefira usar uma chave manual, será preciso inserir os 64 dígitos manualmente para ter acesso ao conteúdo.

A novidade com os backups E2EE começarão a chegar para os aparelhos iOS e Android a partir das próximas semanas.

Fonte: engadget

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X