LG revela nova tecnologia de telas OLED EX

LG revela nova tecnologia de telas OLED EX

Antes mesmo da sua apresentação na CES 2022, a LG já revelou novas tecnologias, incluindo a OLED EX, a nova geração de telas OLED.

Você também deve ler!

Anunciada hoje (29), a OLED EX (Evolution and eXperience – Evolução e Experiência), de acordo com a LG, garante um boost no brilho máximo das telas. Além disso, a OLED EX otimiza a qualidade de imagem e permite bezels menores.

Sobre o nome EX, a LG afirmou que a alcunha representa o objetivo da empresa de oferecer aos seus clientes novas experiências. “Através da constante evolução da tecnologia OLED”, disse a empresa.

No geral, a tecnologia continua a mesma. Ou seja, milhões de pixels auto iluminados dão vida à imagem. Contudo, o uso de um isótopo chamado Deutério, combinado com o processamento de imagem através de algoritmos, pode aumentar o brilho da imagem em até 30% em relação às telas OLED convencionais.

LG utilizou novos elementos para a tecnologia OLED EX 

Os compostos de Deutério são usados para criar LEDs altamente eficientes e, desse modo, emitir luzes mais fortes. O processo dos engenheiros da LG, de acordo com o anúncio de hoje, foi a conversão de elementos de hidrogênio, presentes em elementos emissores de luz orgânica, em um deutério estável.

Assim, a LG conseguiu aplicar os componentes de Deutério à tecnologia OLED LEX pela primeira vez.

A empresa ainda afirma que o Deutério é duas vezes mais pesado que o hidrogênio normal, além de ser um elemento raro da natureza. Em cada seis mil átomos de hidrogênio, há apenas um átomo de Deutério.

Créditos: LG

Portanto, a LG Display conseguiu encontrar uma forma de extrair o Deutério da água e aplicá-lo em dispositivos emissores de luz.

Leia também: LCD, OLED, QLED, Micro-LED, Mini-LED: saiba tudo sobre tecnologias de tela

Em seguida, além do Deutério, a novidade da tecnologia OLED EX é o algoritmo personalizado da LG. Segundo a empresa, a LG Display desenvolveu esse algoritmo através de machine learning. Ele permite que as telas OLED X tenham mais controle do dispositivo em que estiverem alocadas.

“Após aprender os padrões de visualização [do usuário], algoritmo prevê a quantidade de uso de até 33 milhões de LEDs orgânicos com base em displays OLED 8K e controla precisamente a energia da entrada da tela para expressas os detalhes e cores do conteúdo de vídeo exibido com maior precisão”, afirmou a LG.

Design atualizado das telas e plano de expansão da LG

Além dos dois novos elementos citados acima, a LG também atualizou o design de suas telas com a nova tecnologia OLED EX. A empresa reduziu a espessura dos bezels para 4mm em telas de 65 polegadas, que contavam com bezels de 6mm.

Com essa redução, de acordo com a LG, as telas OLED EX conseguem criar uma experiência ainda mais imersiva aliada a um design mais elegante.

A partir do segundo trimestre de 2022, a divisão LG Display, de acordo com a LG, planeja fortalecer sua liderança no mercado. Sendo assim, a empresa irá integrar a nova tecnologia em todas as TVs OLED produzidas em suas fábricas de Paju, na Coreia do Sul, e em Guangzhou, na China.

Leia mais: LG anuncia OLED Week

LG OLED EX
Oh Chang-ho, vice-presidente executivo e chefe da divisão de TVs da LG Display, apresentando a tecnologia OLED EX. Créditos: LG

“Apesar de o mercado global de TV ter sofrido uma queda de 12% neste ano, nós [a LG], observamos um crescimento de 70% nas vendas das TVs OLED”, afirmou Oh Chang-ho, vice-presidente executivo e chefe da divisão de TVs da LG Display.

“Com a Tecnologia OLED EX, nosso foco é oferecer aos nossos clientes uma experiência mais inovadora e de alto nível através da evolução da nossa tecnologia OLED e do nosso design e algoritmos”, finalizou o executivo da LG.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X