Essas foram as séries mais pirateadas de 2021

Essas foram as séries mais pirateadas de 2021

Com a diversidade de serviços de streaming à disposição dos usuários, é natural que a pirataria voltasse a crescer. Afinal de contas, assinar Netflix, Amazon Prime Vídeo, HBO Max, Disney+ e tantas outras opções pode sair bem caro ao final do mês. Devido a isso, muitos fãs de filmes e séries optaram por assinar um ou dois serviços e recorrer ao bom e velho torrent para assistir ao resto.

E um levantamento feito pelo site TorrentFreak elencou quais as 10 séries mais pirateadas de 2021. E um dado curioso é que metade da lista são de séries exclusivas da Disney+. A Netflix também aparece em evidência no ranking. Apple TV+ e Amazon Prime Vídeo aparecem com uma série exclusiva, cada uma.

Leia também
Round 6: homem é condenado à morte por piratear a série na Coreia do Norte
Série de The Last of Us ganha primeira imagem oficial

Vamos ao ranking:

  1. Wandavision (Disney+)
  2. Loki (Disney+)
  3. The Witcher (Netflix)
  4. Falcão e o Soldado Invernal (Disney+)
  5. Gavião Arqueiro (Disney+)
  6. What If…? (Disney+)
  7. Fundação (Apple TV+)
  8. Rick and Morty (Cartoon Network/Netflix/HBO Max)
  9. Arcane (Netflix)
  10. A Roda do Tempo (Amazon Prime Video)

Mas há discrepâncias…

No entanto, o ranking acima poderia ser um pouquinho diferente. A metodologia usada pelo TorrentFreak considera o número total de downloads. Até aí tudo bem. Porém, a Netflix costuma lançar as temporadas inteiras de uma vez só.

Então muita gente acaba baixando todos os episódios de uma vez. É o caso das famosas séries La Casa de Papel e Round 6, que fizeram um sucesso estrondoso no mundo todo. Como a temporada inteira foi baixada de uma vez, foi contabilizado apenas um download.

O próprio site explica que se houvesse adotado uma metodologia diferente, como por exemplo, considerar cada episódio como um download, estas duas séries entrariam no Top 10. La Casa de Papel ficaria em quinto lugar e Round 6 ficaria em décimo lugar.

O problema da Disney+

Mas por que as séries da Disney+ são maioria no Top 10 de pirataria. Bom, eu vejo alguns motivos para isso. O primeiro deles é que, embora o serviço tenha algumas séries interessantes, a maior parte do conteúdo é voltado para o público infantil ou infanto juvenil. Assim, os adultos deixam de assinar e pirateiam apenas aquelas séries que desejam ver.

Diferentemente da Netflix, a Disney+ libera um episódio por semana. O objetivo por trás desta estratégia é segurar o assinante o máximo de tempo possível. Mas isso acabou se mostrando uma desvantagem. Ao invés de pagar mensalmente a assinatura, a maioria das pessoas optou por cancelar o serviço e baixar os episódios via Torrent depois que tudo estiver disponível.

Talvez os executivos precisem rever essa estratégia de liberação de episódios.

A volta por cima do torrent

É bem verdade que baixar filmes e séries em torrent havia caído em desuso. Afinal, era muito prático assinar um serviço de streaming e ter acesso a um amplo catálogo de filmes e séries. Além disso, nessa época os preços eram mais acessíveis.

Entretanto, em 2018 o tráfego de download e upload de arquivos em redes torrent voltou a crescer em 2018. Foi justamente na mesma época que os serviços de streaming começaram a oferecer conteúdos exclusivos. E também foi na mesma época que outras empresas começaram a lançar suas próprias plataformas de streaming, dividindo o conteúdo e aumentando os custos para assinar vários serviços.

A partir daí o torrent voltou a crescer, já que não é todo mundo que pode manter vários serviços de streaming ao mesmo tempo.

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X