O que é torrent e como funciona?

O que é torrent e como funciona?

O torrent é um tipo de arquivo comumente associado à pirataria e a baixar arquivos ilegais. De fato, não tem como esconder que esse é um dos principais usos para esse protocolo. Mas ele também pode ser usado de maneira totalmente legal.

Nesse artigo nós iremos explicar absolutamente tudo o que você precisa saber sobre os arquivos torrent. O que eles são, de fato, quais os seus principais usos, quais os programas usados para baixar arquivos via torrent e também como usar esse protocolo de maneira totalmente legalizada.

Leia também
Top 5: melhores alternativas ao uTorrent

O que é torrent?

O torrent nada mais é do que uma extensão de arquivo, assim como .JPG (arquivo de imagem), .EXE (executável do Windows), .DOCX (documento de texto do Word) e assim por diante. No entanto, a extensão .torrent é compatível apenas com o protocolo de compartilhamento P2P BitTorrent.

torrent

Esse protocolo de compartilhamento foi criado em abril de 2001 pelo programador Bram Cohen. No próximo tópico explicarei em maiores detalhes como funciona esse protocolo de compartilhamento, que chegou para revolucionar a internet.

A empresa BitTorrent surgiu pouco mais de 3 anos depois, em setembro de 2004. Bram Cohen firmou parceria com o também programador Ashwin Navin e, juntos, fundaram a BitTorrent Inc., que tem sede na cidade de São Francisco, na Califórnia. Hoje em dia, quase 20 anos depois, o protocolo P2P BitTorrent é responsável por uma grande fatia de todo o tráfego da internet.

Server-Based

Antes do surgimento do protocolo BitTorrent, havia apenas o modelo server-based para o compartilhamento de arquivos. Ou seja, um servidor (computador central) é o responsável por armazenar os arquivos e distribuí-los na rede. Sempre que você quiser baixar ou visualizar algum arquivo precisa ter acesso ao servidor.

Quer um bom exemplo de compartilhamento no modelo cliente-servidor? Computação em nuvem. Serviços como Google Drive, Dropbox, OneDrive e outros usam justamente esse mesmo modelo. Um servidor (nesses casos, vários servidores) armazenam os arquivos que podem ser acessados pelos clientes de qualquer dispositivo com acesso à internet.

Serviços de streaming, como Netflix, YouTube, HBO Max, Spotify e tantos outros também usam o modelo cliente-servidor. Neste caso, os filmes e as músicas estão armazenados nos servidores dessas empresas que, por sua vez, distribuem os arquivos apenas para os seus assinantes.

Este é um modelo de compartilhamento centralizado. Já o protocolo P2P BitTorrent, como veremos a seguir, é um modelo descentralizado.

P2P BitTorrent

Já no protocolo P2P acontece o contrário. P2P significa peer-to-peer (ponto-a-ponto). Aqui não existem servidores centrais que armazenam os arquivos compartilhados. Neste modelo todos os usuários são também servidores.

Sempre que você baixa algum arquivo via torrent, você automaticamente passa a compartilhá-lo também com outros usuários. Dessa forma, quanto mais dispositivos tiverem baixado um determinado arquivo, mais pontos de download você terá, acelerando o processo.

Esse modelo descentralizado de compartilhamento de dados, além de fácil de usar e gratuito, é muito difícil de ser rastreado. Por isso mesmo é muito usado na pirataria de jogos, filmes, séries, músicas e demais arquivos com direitos autorais. Simplesmente não tem como desligar o servidor, pois o servidor são todos os computadores compartilhando os arquivos. E aqui estamos falando de milhões de usuários.

Como funciona o torrent?

No torrent nós devemos ficar atentos a dois termos: seed e peer. Seed é todo usuário que está compartilhando um arquivo. E peer é todo usuário que está baixando algum arquivo. Como você já deve ter percebido, no protocolo BitTorrent é possível ser seed e peer ao mesmo tempo.

O primeiro usuário a compartilhar um arquivo completo é chamado de servidor original, ou seja, o primeiro seed. A partir do momento que outras pessoas começarem a baixar o arquivo para seus computadores, elas também vão se tornando seeds. Antes mesmo do download finalizar, o cliente BitTorrent usado pela pessoa já começa a compartilhar partes do arquivo em questão.

Por isso, quanto mais downloads um determinado arquivo tiver, mais seeds ele terá. E, quanto mais seeds ele tiver, mais rápido/estável será o download daquele arquivo. Sendo assim, sempre que você for escolher algum arquivo torrent para baixar, escolha aquele que possui o maior número de seeds. Vamos a um exemplo prático.

Vamos supor que você queira baixar um filme. Um determinado link possui 1.000 seeds. E um outro possua 500 seeds. Dê preferência para baixar pelo link que possui 1.000 seeds, pois a tendência é que o download seja mais rápido e estável. Mesmo que alguns seeds estejam com a máquina desligada (o que impossibilita o compartilhamento), é provável que vários outros seeds estejam ativos.

Como baixar arquivos em torrent?

torrent

É bem simples. Você irá precisar de um software BitTorrent no computador, no smartphone ou mesmo no navegador. Depois disso, você precisa abrir nesse programa um arquivo.torrent referente ao arquivo que você deseja baixar. Uma outra opção é clicar no link Magnet, que é muito mais simples e prático.

Com o link Magnet você não precisa baixar o arquivo .torrent no seu computador. basta ter o cliente BitTorrent instalado na máquina. Assim, ao clicar no link Magnet, ele automaticamente vai abrir o programa de torrents que você instalou no seu PC já com os dados do arquivo que você deseja baixar.

É possível ver o tamanho do arquivo, número de seeds, peers e até mesmo se há mais de um arquivo no link. É comum, ao se baixar filmes e jogos, que o usuário original inclua arquivos e imagens, txt ou outros. Você pode simplesmente desmarcar os arquivos que não deseja baixar e fazer o download apenas do arquivo que lhe interessa.

Depois que o download for concluído, esse arquivo passa a ser automaticamente compartilhado com os demais usuários. Então você se transforma em um seed. Cada programa de torrent compartilha basicamente da mesma interface, onde você pode ver quais arquivos baixou, quais está compartilhando, quais estão com erro, qual a quantidade de dados trafegada, dentre outras informações.

Quais os melhores clientes BitTorrent?

Agora que você já sabe exatamente o que é e como funciona o torrent, vamos mostrar algumas opções de programas que você pode instalar no seu computador. Chamados de clientes BitTorrent, esses são os programas que vão ler o arquivo com extensão torrent e fazer o download dos arquivos.

Existem várias opções de clientes BitTorrent, mas os melhores são esses que vamos indicar abaixo.

uTorrent

O uTorrent é o cliente BitTorrent mais conhecido e usado do mercado. Ele foi um dos primeiros programas do tipo a aparecer na internet e, durante muitos anos, foi unanimidade entre os usuários. Mas hoje já não é mais assim.

Além do surgimento de outras opções, muitas vezes melhores e mais eficientes, o uTorrent começou a ser mal visto pelos usuários depois de exagerar na quantidade de anúncios que apareciam na interface do software. Isso deixou o programa desnecessariamente pesado e lento.

E, para piorar, houveram alguns casos de espionagem e invasão de privacidade envolvendo o uTorrent que o fez cair ainda mais na avaliação dos usuários, perdendo espaço para as outras opções que vamos mostrar aqui. Mesmo assim, o uTorrent ainda é um software muito consistente e que executa muito bem a sua função de baixar arquivos via protocolo BitTorrent.

BitTorrent

O BitTorrent foi desenvolvido justamente pela empresa criadora do protocolo de compartilhamento BitTorrent. Ele oferece a mesma qualidade do uTorrent mas sem a exibição excessiva de anúncios. Na versão gratuita, logicamente, existem anúncios. Mas não em demasia.

Há uma versão paga onde, além de não ter mais anúncios, você ganha algumas funções extras. Dentre elas temos a verificação e proteção contra vírus e outros malwares, player de mídia que pode executar o arquivo antes que o download seja finalizado, dentre outros.

O programa BitTorrent é compatível com Windows, Linux, MacOS e também com Android.

qBittorrent

O qBittorrent, na minha humilde opinião, é um dos melhores clientes BitTorrent do mercado. E é o que eu uso aqui no meu computador. O diferencial do qBittorrent em relação aos seus concorrentes é que ele é muito leve. A sua proposta é justamente usar o mínimo de memória e CPU possível.

Por isso, ele é um programa bem leve mas que oferece várias funções avançadas. Dentre elas podemos citar que o programa possui um media player integrado, criptografia, filtragem de IP e priorização de torrents.

Sem dúvida alguma, é um dos melhores programas para baixar e gerenciar os seus torrents disponíveis no mercado.

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X