Fifa já começou a usar Inteligência Artificial no VAR

Fifa já começou a usar Inteligência Artificial no VAR

O VAR (Árbitro Assistente de Vídeo) foi adicionado ao mundo do futebol com o intuito de ajudar a arbitragem e garantir partidas e punições mais justas. A FIFA está trabalhando para fazer com que essa ferramenta seja cada vez mais precisa e mais rápida e, para isso, já começou a usar um sistema de inteligência artificial (IA).

Leia também:

Robô com inteligência artificial identifica políticos distraídos no celular e contabiliza tempo de tela
Microsoft adquire Nuance, empresa de inteligência artificial

Inteligência Artificial para ajudar e agilizar o VAR

Esse sistema visa agilizar todo o processo de revisão de imagens e de impedimentos, aumentando a dinâmica durante as partidas. Ele será implementado primeiramente na Copa Árabe de 2021, que começou nesta segunda-feira (29) no Catar e é o primeiro grande evento de teste.

Inteligência Artificial

Esse sistema de inteligência artificial já vinha sendo testado antes, porém de forma experimental e em campeonatos menores na Alemanha, Espanha e Inglaterra. Ele, inclusive, já tinha sido colocado em ação durante a Copa do Mundo de 2018, porém na época o sistema de inteligência artificial não interferia nas decisões dos árbitros.

Johannes Holzmuller, diretor de inovação da Fifa, falou um pouco sobre essa decisão:

“A Fifa trabalha com empresas do ramo para treinar a inteligência artificial e torná-la confiável. Uma das razões pelas quais o VAR têm sido impopular no futebol é a demora na tomada de decisões, que interrompe o fluxo da partida, deixando os torcedores impacientes e desconfiados”

Rastreamento de todos os movimentos dos jogadores

Inteligência Artificial

Com a novidade, será possível implantar e instalar entre 10 a 12 câmeras em cada estádio. Essas câmeras terão como objetivo principal acompanhar os movimentos dos jogadores e com isso poderão trabalhar em conjunto com outros sensores para rastrear cerca de 20 pontos por indivíduo até 50 vezes a cada segundo.

Toda essa estrutura vai permitir que o VAR tenha uma posição mais precisa de membros dos jogadores como pernas e braços em relação a linha de impedimento no momento exato em que a bola é lançada, tudo em tempo real. Assim, os juízes de vídeo terão uma noção bem mais exata desse posicionamento dos jogadores para saber quando infrações acontecerem.

“A inteligência artificial pode enviar um alerta específico, indicando a possibilidade de impedimento diretamente para o VAR. Na cabine, os árbitros de vídeo poderão analisar a jogada mais rapidamente, diminuindo o espaço para interpretações equivocadas que demoram para ser concluídas”

O novo sistema tem como uma das prioridades diminuir o tempo de consulta ao VAR. Atualmente esse tempo é, em média, de 70 segundos, contando a checagem da jogada e a decisão final dos árbitros. Não é muito tempo, pouco mais de 1 minuto, porém se acontecer várias vezes na partida, acaba tomando um tempo valioso e até mesmo prejudica a fluidez da partida por ter que ficar parando a todo momento.

Isso incomoda tanto os jogadores quanto os próprios torcedores. Com o sistema de inteligência artificial, esse processo todo será feito de forma ainda mais rápida e também mais assertiva. Ou seja, ele fará com que o VAR e torne um assistente confiável e um processo que pode ser utilizado vários momentos durante a partida sem atrapalhar sua fluidez e andamento.

Arsene Wenger, chefe de desenvolvimento global de futebol da Fifa, prevê que “Se os testes realizados durante a Copa Árabe forem conclusivos e satisfatórios, nossa meta é utilizar o novo sistema de inteligência artificial na Copa do Mundo de 2022, que começa em novembro do ano que vem no Catar”.

Fonte: Fifa

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X