TSMC lançará chips de 3 nm em 2023 e de 2 nm em 2025

TSMC lançará chips de 3 nm em 2023 e de 2 nm em 2025

A TSMC, maior fabricante de semicondutores do mundo, anunciou, na última semana, que os primeiros chips fabricados em processo de 3 nm serão lançados em 2023.

Além disso, a gigante taiwanesa informou que lançará chips fabricados em processo de 2 nm com lançamento previsto para 2025.

Como de costume, a cada dois anos, a TSMC lança uma nova tecnologia de fabricação de chips semicondutores, embora recentemente o cronograma da empresa tenha sido afetado pela pandemia.

Em uma conferência na última quinta-feira, a TSMC deu alguns detalhes sobre o cronograma de desenvolvimento das novas tecnologias de fabricação de chips, cujo enfoque foram as tecnologias N3, N3E — ambas com processo de 3 nm — e a N2, de 2 nm.

Chips de 3 nm chegarão no primeiro trimestre de 2023

A TSMC anunciou durante a conferência que está trabalhando para iniciar a produção em grande escala de semicondutores com o nódulo N3 (3 nm) para o segundo semestre de 2022.

No entanto, o tempo de ciclo de produção de nódulos mais modernos costumam ser bem longos, ultrapassando a marca dos 100 dias. Portanto, os clientes receberão os primeiros chips de 3 nm no primeiro trimestre de 2023.

TSMC 3 nm

Leia também: Intel será a primeira a utilizar a litografia de 3nm da TSMC

Anteriormente, analistas de mercado esperavam que os chips de 3 nm chegassem no final do ano que vem.

Contudo, segundo C.C. Wei, CEO da TSMC, o segundo semestre de 2022 será o período que a empresa iniciará a produção em massa dos chips de 3 nm, embora o executivo ressalte que a longa duração do tempo de ciclo de produção.

No trimestre passado, ao anunciar os rendimentos da empresa, a TSMC observou que o ciclo de tempo de produção em grande escala dos nódulos N3 era mais lento que os chips com processo de fabricação de 7 e 5 nm.

N2 em 2025

A TSMC não dá muitas informações sobre o desenvolvimento da tecnologia do processo de fabricação de chips de 2 nm. Mas a empresa confirmou que utilizar transistor de efeito de campo de porta múltipla  (GAAFEET) nesse nódulo.

TSMC 3 nm

Além disso, a TSMC não revelou uma data para o início da produção do N2, mas, com o passar do tempo, alguns detalhes começam a surgir.

Aliás, a TSMC confirmou oficialmente que os chips de 2 nm serão lançados em 2025, embora sem informar se essa será a data de início de produção em massa ou de lançamento ao mercado.

Entretanto, segundo Wei, os chips de 2 nm da TSMC serão os mais competitivos do mercado em 2025.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X