“Apagão” do WhatsApp pode gerar multa de R$ 10 milhões ao Facebook

“Apagão” do WhatsApp pode gerar multa de R$ 10 milhões ao Facebook

O apagão dos serviços do Facebook que aconteceu nesta segunda-feira ainda está dando o que falar. Dessa vez, a empresa de Mark Zuckerberg está recebendo uma notificação do Procon-SP, que foi emitida nesta terça-feira.

O principal alvo da notificação é o WhatsApp, e como a queda do serviço de mais de 6 horas pode ter afetado negativamente pequenas e médias empresas, de acordo com Fernando Capez, que é diretor do órgão de defesa do consumidor.

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WhatsApp ainda pode recorrer em defesa

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Segundo Fernando, “Somente em caso fortuito externo, que é um terremoto ou um evento muito forte, poderá isentar o WhatsApp de responsabilidade”.

Ele anunciou que o consumidor que se sentir prejudicado por causa da queda dos serviços precisará esperar as informações que serão prestadas pelo WhatsApp ao Procon. De acordo com o órgão, as falhas internas que levaram os serviços a pararem por tanto tempo não eximem a prestadora de serviços de qualquer responsabilidade.

A multa por danos morais e materiais pode chegar a R$10,7 milhões. O principal foco é o WhatsApp, que inclusive conta com uma versão apenas para negócios, que é o WhatsApp Business. A empresa deverá responder por motivos da indisponibilidade de funcionamento e, a depender do que for dito em sua defesa, o Procon analisará o caso para decidir se cabe a aplicação da multa ou não.

Por enquanto, o WhatsApp apenas esclareceu sobre o ocorrido, revelando que “O WhatsApp reconhece a importância do seu papel e a confiança depositada por empresas e pessoas no aplicativo. A empresa trabalhou com afinco para restaurar o serviço o mais rápido possível, o que aconteceu no mesmo dia”.

https://twitter.com/WhatsApp/status/1445214728410710019?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1445214728410710019%7Ctwgr%5E%7Ctwcon%5Es1_&ref_url=https%3A%2F%2Fwww.tecmundo.com.br%2Fredes-sociais%2F226339-procon-sp-notifica-whatsapp-multado-r-10-milhoes.htm

No dia em que os serviços caíram, o perfil do mensageiro postou uma mensagem no Twitter anunciando a volta do funcionamento e também agradecendo aos usuários que tiveram paciência.

Segundo eles, o que aconteceu foi um erro de configuração nos roteadores, mas nada que pudesse colocar em risco os dados dos usuários. “Nossas equipes de engenharia descobriram que as alterações de configuração nos roteadores de backbone que coordenam o tráfego de rede entre nossos data centers causaram problemas que interromperam a comunicação”.

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
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