75% das pequenas e médias lojas virtuais vendem pelo WhatsApp, revela pesquisa

75% das pequenas e médias lojas virtuais vendem pelo WhatsApp, revela pesquisa

A Loja Integrada, uma plataforma de criação de lojas virtuais, fez um levantamento interessante que revela como é o cenário atual de vendas para pequenas e médias empresas no país. Segundo os dados obtidos pela plataforma, 75% dos pequenos e médios comerciantes utilizam o WhatsApp como principal canal de vendas.

Além disso, 68% deles usam o mensageiro como forma principal de contato com os clientes e para atendimento ao consumidor. Em segundo lugar vem o Instagram, sendo usado por 15% desses empresários, e em terceiro o e-mail, usado por apenas 5,6%.

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WhatsApp é essencial para o pequeno e médio comércio

WhatsApp

Esse levantamento foi feito através de uma pesquisa realizada com 3.060 lojistas virtuais. Ela aconteceu durante os meses de maio e junho de 2021 e as perguntas foram feitas através de questionários na internet. Com isso, fica mais do que comprovado algo que não chega a ser uma surpresa hoje em dia: as plataformas do Facebook se tornaram ferramentas essenciais não apenas para entretenimento e comunicação, mas também para o comércio. Principalmente o WhatsApp, que conta com uma versão especialmente feita para negócios.

Gustavo Ruchaud, diretor de marketing da Loja Integrada, explicou um pouco sobre o assunto ao afirmar que “Por ser gratuito, o app está no celular de quase todos os brasileiros. Para o empreendedor, uma das principais vantagens de usar a ferramenta é poder criar campanhas e ações promocionais que são enviadas de forma automática. Além disso, com o app é possível verificar métricas e realizar um atendimento quase que em tempo real”.

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E mais uma prova concreta disso é o quanto a queda dos serviços, que aconteceu na semana passada, afetou pequenos e médios comerciantes. Só no Brasil, existem cerca de 120 milhões de pessoas que utilizam o aplicativo no smartphone. Ruchaud explica que “Com a instabilidade, os lojistas irão precisar fazer um balanço de suas vendas, dando um suporte e retorno aos clientes por outros canais também”.

Segundo ele, é importante que os lojistas se preparem para ocasiões como essa, principalmente padronizando outras formas de contato como o uso do e-mail, até mesmo para comunicar qualquer tipo de instabilidade. Ele também sugere investimento da loja virtual em outras plataformas como no Google ou Youtube e até mesmo ter canais próprios de comunicação nos sites.

Fonte: LojaIntegrada

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
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