Brasil foi o país que sofreu o maior prejuízo com a pane do Facebook, Instagram e WhatsApp

Brasil foi o país que sofreu o maior prejuízo com a pane do Facebook, Instagram e WhatsApp

A queda dos serviços do Facebook, Instagram e WhatsApp teve mais consequências do que apenas falta de contato ou de postagens. Como hoje em dia os serviços são utilizados primariamente como fonte de conexão e contato também por empresas e negócios, essa queda afetou esses usuários e causou prejuízos financeiros.

Na América Latina esses prejuízos chegaram em milhões de dólares e afetou prestadores da serviço, empreendedores, pequenas e grandes empresas e mercados de vários tipos e tamanhos.

Leia também:

Telegram ganha mais de 70 milhões de usuários devido a queda do WhatsApp
Entenda por que Facebook, WhatsApp e Instagram ficaram fora do ar

Muitas empresas utilizam o Whatsapp Business

Whatsapp

A queda aconteceu na segunda-feira, dia 04 de outubro de 2021 e os três serviços começaram a apresentar instabilidade a partir das 12h30 (horário de Brasília), quando saíram do ar de vez. Essa queda levou cerca de seis a sete horas e os serviços só voltaram a funcionar normalmente a partir das 18h50 do mesmo dia.

Ainda assim os primeiros a voltarem nesse horário foram o Instagram e o Facebook. O Whatsapp ainda demorou mais cerca de 1 hora para voltar à normalidade.

Acontece que hoje em dia plataformas digitais, e principalmente essas, tornaram-se essenciais para comunicações com amigos, familiares e, principalmente entre prestadores de serviços, vendedores e consumidores como um todo, já que são mais práticos e baratos do que ligações telefônicas.

O Whatsapp Business, que é a versão do aplicativo voltada para quem tem negócio próprio, é um belo exemplo disso. Só no Brasil existem cerca de 5 milhões de contas nele. O próprio aplicativo anunciou em um comunicado em junho que “Atualmente, mais de 175 milhões de pessoas trocam mensagens com uma conta do WhatsApp Business diariamente. E mais de 40 milhões de pessoas acessam um catálogo de empresas no aplicativo, sendo mais de 13 milhões só no Brasil”.

Whatsapp

O Sebrae também fez uma pesquisa onde descobriu que apenas 23% dos empresários contam com sites próprios de venda. Cerca de 84% deles preferem vender pela internet através do WhatsApp. O Instagram e o Facebook também estão nessa preferência, mesmo que com um número menor de porcentagem, sendo elas 54% e 51% respectivamente.

Com isso, o Brasil se tornou o principal afetado com a queda dos serviços, somando cerca de 24,7 milhões de dólares em prejuízo por conta do ocorrido. O México vem em 2º lugar, com um prejuízo de 13,8 milhões de dólares. O assunto se tornou tão sério que o Procon-SP já emitiu uma nota para o Facebook, que corre o risco de pagar uma multa bastante salgada.

Fonte: Geografiageral

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X