Xbox Cloud Gaming chega ao Brasil nesta quinta

Xbox Cloud Gaming chega ao Brasil nesta quinta

Os projetos de jogos na nuvem estão aos poucos ganhando mais e mais destaque, e um deles é a aposta da Microsoft, o Xbox Cloud Gaming. O serviço, que anteriormente era conhecido como Project xCloud, finalmente começa a chegar ao Brasil de forma oficial, porém ainda em fase de testes.

A chegada do serviço acontece nessa quinta-feira (30/09), a partir das 15 horas no horário de Brasília, e está na fase beta. Para ter acesso a ele, é preciso assinar o serviço Xbox Game Pass Ultimate, que tem um valor de R$45,00 mensais. O serviço pode ser acessado tanto pelo computador quanto pelos smartphones Android ou iOS.

Leia também:

Microsoft contrata ex-diretora do Stadia para trabalhar no xCloud
Stadia: ex-funcionários do SG&E criticam Google após fim do estúdio

Xbox Cloud Gaming permite jogos online sem baixar

Xbox Cloud Gaming

Para quem já garantiu a assinatura do Xbox Game Pass Ultimate, o acesso ao Xbox Cloud Gaming será habilitado sem qualquer custo extra. Como já dito, a tecnologia pode ser acessada pelo computador e smartphones, então por enquanto ela ainda não está habilitada para os consoles da empresa, seja os novos Xbox Series X e S ou Xbox One.

Essa é uma notícia que pega alguns de surpresa, já que em agosto durante a Gamescom, foi anunciado que o serviço já teria essa compatibilidade com os consoles.

O serviço começa aos poucos a chegar a outros países. Além do Brasil, ele também chega hoje no México. Já amanhã, dia 1 de outubro, ele chega na Austrália e no Japão. Com a adição desses mercados, o Xbox Cloud Gaming estará disponível em um total de 26 países.

Xbox Cloud Gaming

Para quem não conhece, o Xbox Cloud Gaming é um serviço que permite que os jogadores tenham acesso aos títulos do console em outros aparelhos através da nuvem, ou seja, não é preciso nem ter um Xbox para curtir esses jogos e nem instalar nos aparelhos já que tudo é feito de forma online. Isso acontece graças aos hardwares personalizados do Xbox Series X nos servidores da Azure. Vale lembrar que no período de testes, o console utilizado foi o Xbox One.

Mas poder curtir o jogo sem ter que baixar a instalar não diminui em nada a qualidade dele. Os títulos são transmitidos em boa resolução, a Full HD, e com até 60 quadros por segundo para uma jogatina mais suave. Os jogos também contarão com um carregamento mais rápido e melhorias nos frames rates, nos gráficos e na inteligência artificial.

O melhor é que o progresso no jogo fica salvo em todos os aparelhos, então se você começar a jogar no smartphone e quiser continuar no computador, dá para fazer isso sem problemas. E alguns jogos nem precisam de controle físico, já que apresentam botões digitais na própria tela.

Microsoft quer que todos aproveitem seus jogos

Xbox Cloud Gaming

A Microsoft quer mais do que apenas fornecer uma forma mais rápida de ter acesso a jogos sem precisar instalá-los. A empresa afirma que seu serviço também é uma forma de democratizar esses jogos, ou seja, de dar oportunidade para que cada vez mais pessoas possam curtir os títulos.

Isso porque uma das grandes vantagens do Xbox Cloud Gaming é que ele permite que pessoas possam curtir os jogos sem necessariamente ter um Xbox em casa. É o caso de jogos como Forza Horizon 5 e Halo Infinite, que são os grandes destaques atualmente na grade da Microsoft.

Isso porque todos os jogos que forem lançados pela Microsoft pelo selo Xbox Game Studios e que chegam ao Game Pass no mesmo dia de lançamento, também serão encontrados na nuvem para o Xbox Cloud Gaming.

Xbox Cloud Gaming

Claro que mesmo a chegada de um serviço desse tipo não irá necessariamente substituir os consoles e os computadores, já que é preciso uma boa internet e servidores que deem conta do recado, então muitos jogadores poderão ter as 2 opções para quando preferir. Além do mais, os jogos ofertados no Xbox Cloud Gaming serão mais limitados.

Vale lembrar que o serviço também pode ainda ser conhecido como xCloud, que foi o primeiro termo utilizado quando estava no período de prévia. Não é o nome oficial, mas acabou pegando e por isso ainda é usado por algumas pessoas. Mas o nome oficial mesmo é Xbox Cloud Gaming.

Jogos na nuvem não terá problema com latência

Xbox Cloud Gaming

Ao pensar em jogos sendo transmitido pela nuvem, muitas pessoas automaticamente já pensam se a latência será um problema. O termo se refere ao tempo que leva para a informação que é transmitida pelo servidor chegue até a tela e vice versa. Também é conhecida como ping.

Quando o ping está alto, significa que está levando mais tempo para que essa informação seja levada de um ponto para o outro, o que pode acabar dificultando o jogo e sendo uma desvantagem nos títulos que oferecem competição online. Isso tem muito a ver com a internet também, então é importante garantir uma boa conexão.

A Microsoft, entretanto, deixou claro que isso não será um problema. Segundo a empresa, durante o período de prévia, muitos jogos multiplayer tiveram um ping de zero milissegundos. Claro que, nesse caso, os consoles estavam perto de um data center, porém a empresa prometeu focar seus esforços tanto com a Azure quanto com as fornecedoras de internet do Brasil para garantir que haja uma boa conexão entre o data center e o consumidor.

Títulos mais populares entre os brasileiros

Forza Horizon 4

Muitos jogadores do Brasil participaram do período de prévia, que aconteceu antes da chegada oficial aqui no país. A Microsoft agradeceu esses jogadores, principalmente pelos feedbacks e pela recepção do serviço por aqui. Segundo ela, o serviço teve uma taxa de aprovação de quase 90% no país.

Além disso, a empresa também revelou quais foram os jogos que os brasileiros mais curtiram no serviço:

  • Forza Horizon 4
  • Minecraft Dungeons
  • Destiny 2
  • Gears 5
  • Sea of Thieves

Isso faz com que eles estejam bastante animados em lançar o serviço em definitivo por aqui.

Acessando o Xbox Cloud Gaming

Como já dito, será possível acessar o Xbox Cloud Gaming aqui no Brasil a partir desta quinta-feira, às 15 horas no horário de Brasília. Para isso, é preciso ter a assinatura do Xbox Game Pass Ultimate.

Nos smartphones Android é possível fazer o download do aplicativo do serviço pela Google Play Store clicando aqui e então fazer o login.

Já nos aparelhos iOS como iPhones e iPads, será possível acessar o serviço através do navegador, como por exemplo o Safari, através do site clicando aqui. Isso acontece porque a Apple bloqueou os aplicativos de serviços como o Xbos Cloud Gaming e Stadia da sua loja virtual.

Nos computadores, o serviço é compatível com o Windows 10 e também poderá ser acessado através de um site, clicando aqui. Em breve o aplicativo de Xbox para computadores também deverá ser atualizado, oferecendo o acesso ao serviço por ele.

No site, eles recomendam que se tenha uma internet de, no mínimo, 10Mbps.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X