Microsoft contrata ex-diretora do Stadia para trabalhar no xCloud

Microsoft contrata ex-diretora do Stadia para trabalhar no xCloud

Em sua épica jornada rumo à tecnologia de games em nuvem, a Microsoft, contratou a ex-diretora do Google Stadia, Kim Swift, para trabalhar no xCloud. Dentre os créditos de sua carreira, Swift também foi desenvolvedora do jogo Portal, da Valve.

Em entrevista ao site Polygon, o chefe de distribuição de games da Microsoft, Peter Wyse, afirmou que a contratação de Swift irá auxiliar na construção de um time focado em desenvolver experiências para a nuvem.

Quando esteve à frente do Google Stadia, Swift supervisionou o desenvolvimento externo de vários jogos second party – quando um desenvolvedor cria games para outros estúdios – e identificou pesquisas e desenvolvimentos no Google para criar projetos first parties utilizando “tecnologia de ponta e aprendizado de máquina”.

No entanto, no início deste ano, a divisão exclusiva de design de games do Google foi desativada – inclusive, de uma maneira bem surpreendente e negativa para a empresa -, o que ocasionou, portanto, na demissão de Kim Swift e outros desenvolvedores, bem como o cancelamento dos projetos da divisão.

Portal, um dos jogos que Swift trabalhou, é um dos mais aclamados de todos os tempos. Créditos: Valve

Contudo, aparentemente, o trabalho dessa divisão será aproveitado no xCloud, que mira na popularização do ecossistema de computação em nuvem para jogos de videogame.

É importante ressaltar que os jogos disponíveis nas principais plataformas que oferecem streaming em nuvem, ou seja: Google Stadia, Amazon Luna e xCloud, não estão em nuvem de maneira nativa.

Tais jogos foram criados para rodar em consoles existentes e no PC, portanto, sua execução em nuvem apresenta maiores tempos de carregamento, mas sem a necessidade de instalar atualizações e patches e com maiores níveis de desempenhos gráficos.

Esses jogos são executados em um enorme servidor próprio da empresa, que entregam ao usuário algo como a reprodução de um filme ou uma série no Netflix.

Com o Stadia, o Google havia prometido, anteriormente, que iria trabalhar para que os jogos fossem executados através de múltiplos servidores para oferecer gráficos ainda mais avançados. Mas, como sabemos, o Google decidiu largar a ideia de criação de jogos, deixando tal missão para a Microsoft.

Leia também: Google Stadia encerra divisão de desenvolvimento de jogos

Microsoft atualiza servidor do xCloud para rodar jogos do Xbox Series X

Dando mais um passo rumo ao futuro dos games, a Microsoft anunciou ontem que, nas próximas semanas, fará algumas atualizações significativas no xCloud. O hardware utilizado pelo servidor da plataforma de jogos em nuvem será um Xbox Series X, o que trará várias melhorias, sobretudo no tempo de carregamento dos jogos e na taxa de quadros.

xCloud Microsoft
Créditos: Microsoft

Além disso, a versão do xCloud para web sairá da fase de testes.

“Estamos na fase final de testes internos e iremos atualizar a experiência para os usuários do Xbox Game Pass Ultimate nas próximas semanas”, afirma Kareem Choudhry, diretor de jogos em nuvem da Microsoft.

Todos os usuários do Xbox Game Pass Ultimate poderão utilizar o xCloud em navegadores a partir das próximas semanas. Atualmente, a versão web do xCloud ainda não está liberada para o público geral, operando apenas no formato de convites.

A expansão do xCloud será gigantesca neste ano, sobretudo no final, quando a plataforma chega no Brasil, Austrália, México e Japão.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X