Polícia de SP prende quadrilha que se passava por call center de banco

Polícia de SP prende quadrilha que se passava por call center de banco

Infelizmente, hoje em dia, bandidos utilizam diversas formas para tentar aplicar golpes em cidadãos, e uma dessas formas é através de mensagens automáticas. Nesta terça-feira (21), a Polícia Civil de São Paulo prendeu uma quadrilha que utilizava desse tipo de contato nos seus crimes.

A chamada “Call center do crime” é formada por um grupo de pessoas que se passavam por atendentes de bancos e, dessa forma, usavam mensagens automáticas idênticas as que são usadas por esses bancos para conseguir aplicar os golpes.

Leia também:

Mais de 170 apps para Android aplicavam golpes em mineradores de bitcoin, afirmam pesquisadores
Golpe na praça: e-mail falso da Claro tenta roubar quase R$ 500 das vítimas

Alguns criminosos da quadrilha eram estudantes

quadrilha all center

As vítimas eram, em sua maioria, idosos. Embora o grupo atuasse na Zona Norte da capital de São Paulo, os crimes eram cometidos em diversos territórios no Brasil, fazendo vítimas em vários estados.

Eles ligavam para a vítima como se fossem funcionários dos bancos e então afirmavam que existiam uma compra suspeita no cartão. Então aconselhavam a pessoa a entrar em contato com o banco para que isso fosse resolvido. Só que quando a vítima ligava para a agência, a chamada voltava para eles.

Com isso, conseguiram dados pessoais de diversas pessoas como número de contato, email, endereço e até mesmo informações sobre renda mensal dos clientes dos bancos. Dessa forma, eles tinha acesso também a senhas das vítimas, que usavam para sacar dinheiro, fazer transferências ou compras pela internet.

A polícia prendeu 7 criminosos e com eles, apreendeu 7 notebooks e 9 celulares. Entre os envolvidos estão 2 mulheres e todos têm idade entre 19 e 34 anos. Dois deles são estudantes de engenharia e um de gestão financeira. Nenhum deles tinha passagem pela polícia e todos vão responder por estelionato e associação criminosa.

quadrilha

Na última semana a Polícia Civil de São Paulo já havia prendido mais pessoas envolvidas nesse tipo de crime. Foram 4 mulheres jovens, entre 18 e 19 anos, que foram presas por suspeita de aplicar o mesmo golpe, também na Zona Norte.

No caso delas, era enviado até mesmo um motoboy até a casa da vítima com a promessa de levar o cartão “antigo” e trazer o “novo” para substituir.

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X