Golpe na praça: e-mail falso da Claro tenta roubar quase R$ 500 das vítimas

Golpe na praça: e-mail falso da Claro tenta roubar quase R$ 500 das vítimas

Nas últimas semanas diversas pessoas relataram que receberam supostos e-mails da operadora Claro com um boleto falso em anexo. O corpo do e-mail é bem parecido com os e-mails que a Claro costuma enviar e o golpista ainda usava o nome completo da vítima, para deixar uma impressão ainda maior de legitimidade ao golpe. No e-mail o golpista alega que há uma fatura em atraso no valor de R$ 489,90.

O Modus Operandi do golpe

Obviamente que os e-mails são enviados a partir de um endereço de e-mail que não pertence à Claro. Mas os golpistas tomaram todos os cuidados para fazer parecer que é um e-mail legítimo. Eles usam o mesmo design, as mesmas cores e até chamam a vítima pelo nome completo, tanto no boleto quanto no assunto da mensagem. Em suma, eles informam que há uma fatura em atraso no valor de R$ 489,90 e que uma segunda via da mesma está anexada.

O boleto está no formato PDF, onde vemos o código de barras e o nome completo da vítima. Ao tentar pagá-lo, vemos que o boleto é emitido, na verdade, por alguma fintech, como o MercadoPago. E, para piorar a situação, o boleto está no nome de pessoas físicas, no geral, laranjas que muitas vezes nem sabem que seu nome está sendo usado para práticas ilegais.

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Os golpistas enviam um boleto falso no valor de quase R$ 500

Como identificar o golpe

Não é a primeira vez que esse tipo de golpe circula na internet. Na verdade, ele é até bem comum, especialmente com contas de energia e água ou faturas de internet mesmo. Outra característica bem comum dos golpistas é que eles sempre usam fintechs para emitir os boletos. O motivo é que é muito mais fácil e rápido abrir contas nessas empresas e emitir os boletos.

Caso você receba um desses e-mails e achar suspeito, é super importante comunicar o ocorrido tanto para a operadora, no caso a Claro, como também para o banco emissor do boleto. Assim ele pode bloquear as contas dos golpistas com mais rapidez, impedindo que mais pessoas caiam no golpe.

Se você é cliente Claro, tenha em mente que para abrir qualquer fatura é exigido uma senha. Normalmente essa senha são os 5 primeiros dígitos do seu CPF. Essa informação é mais difícil de ser conseguida pelos bandidos. Além disso, o endereço de e-mail usado pela operadora é faturadigital@minhaclaro.com.br. Qualquer outro e-mail diferente desse pode ser um golpe. Em caso de dúvidas, ainda é possível consultar o valor da fatura no aplicativo “Minha Claro”, reforçando ainda mais a sua segurança.

Como reconhecer e se proteger desse tipo de golpe?

Apesar de ser um golpe bem antigo, muitas pessoas ainda caem nele. A maioria das vítimas são leigas em informática. Mas, apenas com as dicas abaixo, é possível diferenciar um boleto falso de um verdadeiro, evitando assim cair nos golpes. Vamos às dicas:

  • As faturas falsas começam com os códigos dos bancos. Por exemplo, o código do Bradesco é 237, da Caixa Econômica é 104, do Itaú é 341. Sempre veja os 3 primeiros números do código de barras e veja se bate com algum código de banco;
  • As faturas de internet ou telefonia sempre vão começar com o número “8”. Na Claro, por exemplo, os códigos podem ser 846 ou 848;
  • Cadastre a sua conta corrente para o pagamento em débito automático;
  • Sempre desconfie de faturas recebidas por e-mail;
  • Todas as faturas legítimas são protegidas por senha.

Ficando atento a essas informações, as chances de você cair em um golpe já diminuem drasticamente.

Paguei o boleto! E agora?

Agora senta e chora. Desculpa, não queria falar isso, mas é verdade. O máximo que você pode fazer é registrar um Boletim de Ocorrência (B.O) e informar ao banco que foi vítima de um golpe, para que o mesmo tome as providências cabíveis, como o bloqueio da conta.

Mas recuperar o dinheiro de volta é extremamente difícil, para não dizer impossível. Assim que o dinheiro cai na conta do destinatário, os golpistas já fazem a transferência. Justamente por que eles sabem que a conta pode ser bloqueada a qualquer momento. E agora está muito mais rápido, já que com o Pix a transferência é instantânea.

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
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