Mercado de placas de vídeo: preços voltam a subir

Mercado de placas de vídeo: preços voltam a subir

No segundo trimestre do ano, os preços para as placas de vídeo começaram a cair um pouco e, com isso, muitos imaginaram que eles fossem voltar a se estabilizar. Porém, infelizmente, não é o que está acontecendo atualmente.

Leia também:

Intel Arc: esse é o nome da linha de placas de vídeo gamer da gigante de Santa Clara
Segundo a ASRock, haverá uma redução nos preços das placas de vídeo

Preço das placas de vídeo voltam a subir

Os últimos dados do 3DCenter que foram obtidos através das maiores lojas alemã, mostram agora que os preços estão voltando a subir, mesmo que lentamente, tanto para os modelos de placas de vídeo da Nvidia RTX 3000 (em verde) quanto da AMD RX 6000 (em vermelho).

placas de vídeo

No gráfico é possível notar que no final de junho e começo de julho, ainda houve uma queda nos preços das placas de ambas as fabricantes. Enquanto a AMD passou a ter aumentos de preço nesse período, a NVIDIA manteve a diminuição dos preços até começo de agosto, quando voltou a subir de novo.

Atualmente, os preços das placas da AMD e da NVIDIA GeForce estão, respectivamente 74% e 70% mais altos do que os preços sugeridos pelas fabricantes. Isso acontece devido a diversos fatores. Primeiro, ainda existe a crise de estoque global de chips que começou também a influenciar no preço de memórias GDDR6.

Segundo, há relatos de uma nova onda de COVID na China, o que acaba afetando a produção das fábricas de GPUs. Ainda não é possível saber ao certo quando essa situação vai se estabilizar, mas ao que tudo indica vai demorar mais do que muitos esperavam.

Fonte: neowin

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X