Segundo a ASRock, haverá uma redução nos preços das placas de vídeo

Segundo a ASRock, haverá uma redução nos preços das placas de vídeo

A ASRock, fabricante taiwanesa de placas de vídeo da AMD, afirmou que haverá uma redução nos preços de GPUs devido à diminuição da demanda desses produtos na China. Isso ocorre devido às proibições das transações de criptomoedas na China, que é o centro da mineração de criptomoedas no mundo.

De acordo com o DigiTimes, a ASRock espera que suas vendas de placas de vídeo cresçam, mesmo com a queda da procura por GPUs na China e a crise de chips semicondutores.

Além disso, as proibições na chinesa fizeram com que os mineradores vendessem suas placas de vídeos por preços menores.

25% das vendas de placas de vídeo deste ano foram para mineradores de criptomoedas

A crise dos chips não é a única responsável direta pela escassez atual de placas de vídeos, pois 25% das vendas de GPUs no primeiro trimestre deste ano foram destinadas à mineração de criptomoedas.

De acordo com o Instituto de pesquisa JPR (John Peddle Research), aproximadamente 700 mil placas de vídeo foram compradas por grandes empresas de mineração de criptomoedas, o que corresponde a 500 milhões de dólares.

A pesquisa avalia somente as fazendas de mineração profissionais, deixando de fora mineradores amadores. De acordo com o modelo do JPR, embora as vendas de PCs tenham diminuído consideravelmente, o mercado de placas de vídeo seguiu o rumo oposto, o que justifica os preços altos.

Ademais, a pesquisa também aborda o fato de a Nvidia ter lançado placas especialmente para mineração de criptomoedas – com o fim de aliviar a escassez de placas de vídeos para games -, limitando a taxa de hash em suas placas RTX, comparando a posição da Nvidia com a da AMD, que não fez nada para evitar a demanda dos criptomineradores.

Por fim, a pesquisa atesta, contudo, que os mineradores de criptomoedas representam uma grande fatia para o mercado de placas de vídeo, pois as duas principais empresas obtiveram recordes nos seus rendimentos anuais desde o boom da mineração.

Leia também: Venda de chips gráficos dispara apesar do problema de estoque

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X