Venda de chips gráficos dispara apesar do problema de estoque

Venda de chips gráficos dispara apesar do problema de estoque

Quando falamos sobre um mercado é preciso considerar toda a cadeia. No quesito de chips gráficos, embora a menção às GPUs de placas dedicadas seja sempre levado como regra, o mercado é bem mais amplo que isso, e pode mostrar um panorama otimista mesmo neste momento conturbado da crise dos semicondutores.

De acordo com informações reveladas pela empresa de análise de mercado Jon Peddie Research (JPR), a venda de chips gráficos para computadores pessoais aumentou 38% em relação ao ano anterior no primeiro trimestre de 2021.

Grande parte do volume total não é representada pelas tão cobiçadas placas de vídeo dedicadas, produto que, atualmente, está numa perspectiva de mercado completamente desanimadora, uma crise de desabastecimento aliada ao resgate de placas antigas para suprir parte da demanda e preços altíssimos.

O pilar da alta dos chips gráficos advém de GPUs integradas. A chave são os OEM, os integradores que vendem dispositivos com uma iGPU integrada. Este é o caso de dispositivos como notebooks. A Pandemia acelerou um processo de adaptação em diversas esferas. Parte dessa adaptação esta associada com a renovação e a compra de novos dispositivos por usuários finais e empresas.

De acordo com a IDC, a venda de computadores pessoais no primeiro trimestre registrou um salto de 55% quando comparado ao mesmo período do ano passado. A Lenovo segue como a líder do segmento, com 24.3% do mercado.

A JPR destaca que a base instalada de GPUs terá um crescimento anual de 2,87% até 2025, atingindo um total de 3.333 milhões de unidades até o final do período analisado.

Quota de mercado por fabricante

Como a análise contempla chips embarcados também em CPUS, a Intel segue como a fabricante líder global no mercado de chips gráficos. Sua participação é de 68.18%. Em seguida temos a AMD com 16.65% e por último a NVIDIA com 15.17%.

Segmento de placas de vídeo dedicadas

Agora vamos olhar especificamente uma fatia importantíssima do mercado global de GPUs: o segmento de placas de vídeo dedicadas. Este recorte do mercado mostra um panorama totalmente diferente em relação a quota de mercado dos players.

A NVIDIA é a líder disparada. Quota de mercado de 81%. Em seguida temos a AMD com 19%. A Intel também está na jogada, a empresa está retornando ao segmento de placas dedicadas, mas ainda colocou suas novas opções no mercado.

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X