WhatsApp Beta: já é possível proteger backups na nuvem com senha

WhatsApp Beta: já é possível proteger backups na nuvem com senha

O WhatsApp é um dos aplicativos mais seguros para trocas de mensagens por ser encriptado de ponta a ponta. A novidade dessa vez é que o mensageiro irá estender essa proteção também para os backups da conversa. O novo recurso já foi visto no WhatsApp Beta, a versão de testes da plataforma.

Leia também:

Finalmente o WhatsApp vai permitir uso da mesma conta em até 4 dispositivos
WhatsApp: Em breve será possível entrar em videochamadas em grupo que já começaram

Qualquer usuário pode fazer um backup das conversas do WhatsApp para mantê-las sempre salvas. Esse backup é feito através dos serviços de nuvem de cada dispositivo sendo o Google Drive para os aparelhos Android e o iCloud para os iPhones.

É uma função prática que garante ter salva toda conversa registrada no mensageiro, porém até o momento ela não conta com criptografia de proteção como acontece com as conversas dentro do próprio aplicativo, ou seja, as conversas que são armazenadas nos servidores de nuvem não estavam protegidas.

Mas isso está prestes a mudar. A versão 2.21.15.5 do WhatsApp Beta para Android mostra opções para que o usuário possa colocar uma senha para o serviço de backup. Dessa forma só quem tem essa senha poderá acessar o conteúdo que é armazenado nos servidores de nuvem.

whatsapp

Além da senha, o mensageiro também afirma que o arquivo de backup passará a ser encriptado, aumentando ainda mais a segurança. Essa senha pode ser inserida para qualquer tipo de backup, não apenas de conversas, mas também arquivos de mídias como fotos e vídeos.

whatsapp

A senha precisa ser formada com números e letras de A até F, e precisam ser minúsculas. Essa senha precisa ser salva ou anotada, porque ela será pedida na hora de ter acesso ou restaurar os backups. Caso ela seja perdida, o mensageiro já anuncia que não há nada a ser feito, o usuário ficará sem acesso ao backup.

Uma alternativa é pedir para que o próprio WhatsApp gere uma chave com 64 dígitos. Essa chave também precisará ser anotada porque não fica salva.

Fonte: WABetaInfo

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X