Finalmente o WhatsApp vai permitir uso da mesma conta em até 4 dispositivos

Finalmente o WhatsApp vai permitir uso da mesma conta em até 4 dispositivos

Um dos recursos mais pedidos e aguardados para o WhatsApp é o que possibilita o uso da mesma conta em mais de um dispositivo. E a espera está quase acabando, já que ele está prestes a chegar para a versão de testes e já foi confirmado. Nesta quarta-feira, o WhatsApp já anunciou que vai iniciar os testes do recurso, anunciando ainda que a segurança continuará a mesma.

Leia também:

WhatsApp: Em breve será possível entrar em videochamadas em grupo que já começaram
WhatsApp testa opção para recorrer em caso de banimentos de contas

Uso em até quatro aparelhos diferentes

O recurso já tinha sido confirmado pelo próprio Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, e porWill Cathcart, o chefe do WhatsApp. Na época eles afirmaram que os testes começariam em até 2 meses, e agora, um pouco mais de um mês do anúncio, ele está perto de chegar ao WhatsApp Beta.

O mensageiro já confirmou algumas informações importantes sobre o recurso como, por exemplo, o fato de que ele permitirá o uso de uma mesma conta em até 4 dispositivos diferentes ao mesmo tempo. Durante o uso, esses aparelhos vão sincronizar o histórico de conversas, ou seja, a conversa que o usuário tem com um contato em um dos aparelhos também vai aparecer quando ele acessar a conta do WhatsApp em outro aparelho.

Ele também traz uma novidade muito legal, que é o acesso independente. Hoje em dia para se conectar com o WhatsApp Web, é preciso que o smartphone esteja por perto e também conectado à internet. Com o novo recurso isso já não será necessário, e o funcionamento será como o Telegram, onde o uso em um aparelho não depende do outro.

whatsapp web

Ou seja, cada dispositivo vai funcionar de forma independente, com sua própria identificação. Além do histórico de mensagens que vai ser sincronizado em todos os aparelhos, os dados também poderão ser vistos em qualquer dispositivo. Eles são sincronizados e também criptografados de ponta a ponta.

Para isso, o WhatsApp informou que “o desafio foi manter a experiência segura do usuário entre vários dispositivos sem ter que armazenar as mensagens privadas das pessoas nos nossos servidores de novas maneiras”. Ou seja, manter a criptografia de ponta a ponta, uma ferramenta que traz segurança no uso do mensageiro e é um dos recursos mais importantes.

Eles explicaram que cada aparelho terá uma identificação própria. “O servidor do WhatsApp mantém um mapeamento entre a conta de cada pessoa e todas as suas identidades de dispositivo. Quando alguém quer enviar uma mensagem, recebe as chaves da lista de dispositivos do servidor”.

whatsapp

Eles afirmaram que também adicionaram mais controle e proteções para impedir que algum servidor malicioso possa ter acesso ao conteúdo da conta, mensagens e comprometa a segurança do uso. Essa segurança também é ampliada na hora do acesso. Além do QR Code, que é usado atualmente para ter acesso ao WhatsApp Web, ele também exigirá a identificação por biometria para que a conta seja acessada em outros aparelhos.

Quando estará disponível?

Como já foi dito, o recurso está chegando agora no WhatsApp Beta, que é a versão de testes do aplicativo. Ainda assim, ele só está sendo disponibilizado para pequenos grupos de usuários mesmo na versão de testes. “O WhatsApp continuará otimizando o desempenho e adicionando recursos antes de disponibilizar esta novidade de forma mais ampla. Os usuários que optarem por participar desse teste podem sempre optar por sair”.

Já para a versão final do WhatsApp, ainda não há nenhum prazo para que a novidade comece a ser disponibilizada.

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X